Conhecimento e Aplicação de Métodos de Ensino para os Jogos Esportivos Coletivos na Formação Profissional em Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.2086Palavras-chave:
Ensino, métodos. Formação profissional. Educação FísicaResumo
Este estudo buscou um entendimento da realidade pedagógica dos professores que ministram disciplinas esportivas coletivas nos cursos de Educação Física. Para isso, realizamos uma pesquisa fenomenológica, cujos objetivos foram: verificar o nível de conhecimento e identificar os motivos da adoção ou não adoção de métodos de ensino para os Jogos esportivos coletivos em cursos de licenciatura. Foram entrevistados 17 professores que atuam com estas disciplinas em 9 universidades privadas, sendo 8 da cidade de São Paulo e municípios da Grande São Paulo e 1 da Baixada Santista. Como resultado, podemos apontar que a Metodologia Tradicional Tecnicista ainda é a mais utilizada devido a ter feito parte da formação profissional dos professores, no entanto nota-se a emergência da utilização de outros métodos como Situacional; Crítico-Superador; Série de Jogos, Esportivos Modificados, Modelo pendular (Claude Bayer) e Crítico-Emancipatório ainda pouco conhecidos pelos professores das instituições pesquisadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
