Seção "Em Foco": Pedagogia crítica no ensino de Educação Física depois da pandemia.

2024-07-26

Pedagogia Crítica no Ensino de Educação Física depois da pandemia

Proposta da seção "Em Foco": Pedagogia crítica no ensino de Educação Física depois da pandemia.
David Hortigüela Alcalá - Universidade de Burgos (Espanha)
Pedro Antonio Sánchez Miguel - Universidade da Extremadura (Espanha)

Nos últimos anos, as contribuições acadêmicas ao campo da Educação Física têm crescido exponencialmente. Há uma enorme diversidade, por exemplo, de publicações que tratam de propostas pedagógicas e metodologias de ensino e que têm influenciado o trabalho de professores em diferentes níveis educacionais, pautadas no compromisso com a justiça e a transformação social. Em 2019, a revista Movimento publicou a Seção Em Foco com uma chamada para a “Pedagogia Crítica da Educação Física: desafios e perspectivas contemporâneas”, sustentada em algumas questões como: quanto do pensamento pedagógico crítico foi efetivamente assumido nas práticas escolares de diferentes países? Quais as dificuldades a este respeito? Quais as reinvenções realizadas? Quanto da pedagogia crítica foi incorporado à formação superior em Educação Física? Quais são as características dessa presença? Qual o grau de sucesso das pedagogias críticas em colaborar com processos de transformação social?

Passados cinco anos, ao termos atravessado uma pandemia e seus desdobramentos no laço social, ao testemunharmos o avanço de políticas neoliberais e processos antidemocráticos em diferentes esferas da vida, ao acompanharmos as violências de raça, classe e gênero ainda presentes na cultura, relançamos o desejo de seguir pensando a Educação Física com a Pedagogia Crítica, compreendendo que os compromissos com justiça e transformação social seguem sendo uma demanda também ao campo da Educação Física, que se pretenda implicada com um mundo melhor. Estas considerações nos levam a propor as seguintes questões: Que elementos e premissas precisam ser considerados nos processos de ensino-aprendizagem em Educação Física em um tempo marcado por mudanças tão vertiginosas? Que condições e atravessamentos os/as professores/as de Educação Física vivem e constroem para ensinar em suas aulas depois de termos passado pelas restrições da pandemia? É possível questionar a rigidez de certos programas de ensino de Educação Física e ao mesmo tempo garantir o acesso a aprendizagem dos temas específicos da área? Como organizar um plano de longo prazo para a disciplina de Educação Física em meio a tantas incertezas sociais, políticas e econômicas? Considerando esses questionamentos, apresentamos esta chamada para a seção especial "Em Foco" da revista Movimento, intitulada "Pedagogia crítica no ensino de Educação Física depois da pandemia". Serão consideradas pesquisas empíricas qualitativas ou pesquisas que utilizam métodos mistos, revisões sistemáticas, narrativas, estudos de caso ou outros tipos de manuscritos que contribuam substancialmente para o tema.

Plano de trabalho de publicação:
O seguinte plano de trabalho foi estabelecido para garantir que esta seção especial “Em Foco” se enquadre nos padrões editoriais e no escopo da revista Movimento.

01 de abril de 2024 – 15 de maio de 2024: Chamada de trabalhos
Junho de 2024: Submissão do resumo (máximo 300 palavras). Envio aos editores da seção David Hortigüela Alcalá (dhortiguela@ubu.es) e Pedro Antonio Sánchez Miguel (pesanchezm@unex.es)
Julho de 2024: decisão sobre os resumos.
Agosto de 2024 a novembro de 2024: submissão dos manuscritos completos dos resumos aceitos.
Janeiro de 2025: prazo final para entrega dos manuscritos revisados.
Fevereiro a abril de 2025: finalização dos manuscritos para publicação.

Resumos aceitos:
Do total de 18 propostas recebidas para a seção “Em Foco”, 7 atenderam aos objetivos da chamada. Abaixo divulgamos a lista com os títulos e autorias. Os autores já foram notificados e se comprometeram a submeter os artigos completos na plataforma da revista nas datas indicadas no edital.

Participación activa en niños de 2 años: horario escolar versus horario extraescolar.
(Torres-Luque, G., Díaz-Quesada, G., Padial, R., Ortega-Toro, E)

¿Qué planteamiento se debería seguir para fomentar una Educación Física justa y equitativa? Reflexiones desde la pedagogía crítica
(Sánchez-Miguel, P-. Hortigüela- Alcalá, D., Barba-Martín, R., Pérez-Pueyo, A., Tapia-Serrano, M.A)

“It’s been like a little ray of light”: Exploring the transformative possibilities of deportigualízate
(Castro-García, M., López-Villar, C)

Educación deportiva y ética del cuidado en la búsqueda de la inclusión del alumnado con trastorno del espectro autista en Educación Física 
(Abellán, J.,Reyes, L., González-Martí, I., García-López, L.M)

Educación Física de calidad y pedagogía crítica post pandemia: reflexiones sobre la producción europea y brasileña
(Leao-Pereira, A.F., Teixeira-Maldonado, D., Lorente-Catalán, E)

What did pe teachers learn from the technological disruption in their classes? challenges and uncertainties about technology use after the pandemic
(Carvalho de Araújo, A., Casey, A)

"La participación y reflexión del alumnado en proyectos de colaboración universidad-escuela en el área de Educación Física" (Nieva, C., Martín, L)

Instruções para o envio dos manuscritos:
Os manuscritos aceitos para esta seção especial devem ser submetidos através da Plataforma Eletrônica da revista Movimento, disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/Movimento/index

É importante que a autoria atenda as normas para a composição dos manuscritos. Estas Diretrizes estão disponíveis em: https://seer.ufrgs.br//Movimento/about/submissions