EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A AÇÃO PEDAGÓGICA E SUA LEGITIMAÇÃO ENQUANTO PRÁTICA SOCIAL NA ESCOLA ITINERANTE DO MST
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.6181Palavras-chave:
Educação Física. Educação da população. Assentamentos rurais. Condições sociais.Resumo
Este artigo apresenta a pesquisa que investigou a ação pedagógica nas aulas de Educação Física e sua legitimação enquanto prática social na Escola Itinerante Filhos de Deus, do Acampamento 08 de Março, no município de Tupanciretã, Rio Grande do Sul (RS). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio de entrevistas e observações. Os resultados da pesquisa desvelam que os conteúdos desenvolvidos na Educação Física na Escola Itinerante vêm atribuindo um viés de criticidade ao serem problematizados pelos educadores, todavia, estando a escola inserida no sistema que escraviza, excluí, expropria, vivencia constantes conflitos com a construção desses horizontes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
