COMPREENSÃO E ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ESTUDO DE CASO NA ESPANHA E COSTA RICA

Autores

  • David Hortigüela Alcalá FACULTAD DE EDUCACIÓN. UNIVERSIDAD DE BURGOS
  • Ángel Pérez Pueyo Universidad de León. Facultad de Ciencias de la Actividad Física y el Deporte. España
  • Javier Fernández Río Universidad de Oviedo. Facultad de Educación. España

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.59897

Palavras-chave:

Educação Física. Competência profissional. Ensino. Pesquisa qualitativa.

Resumo

Este estudo compara o modo como a Educação Física (EF) é abordada na formação inicial de professores (FIP) na Espanha e na Costa Rica. Participaram do estudo 81 alunos (43 e 37 respectivamente) e dois professores. Utilizaram-se três instrumentos: análise de guias de ensino, grupos de discussão e entrevistas. Foram analisadas três categorias: a) o projeto da EF, b) a contribuição para as demandas socioeducativas da Educação Física e c) as ligações com o contexto profissional na área da atividade física. Os resultados mostram que na Espanha a disciplina é mais orientada para a Educação Física Escolar, enquanto na Costa Rica são abordados conteúdos relacionados com a preparação física. Os estudantes espanhóis apreciam desenvolver aspectos educacionais, enquanto na Costa Rica consideram esse aspecto pouco coerente. O estudo conclui que os modelos sociais dos países afetam a forma de ensinar a Educação Física na formação inicial dos professores.

 

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Biografia do Autor

David Hortigüela Alcalá, FACULTAD DE EDUCACIÓN. UNIVERSIDAD DE BURGOS

PROFESOR AYUDANTE. DEPARTAMENTO DE DIDÁCTICAS ESPECÍFICAS

Ángel Pérez Pueyo, Universidad de León. Facultad de Ciencias de la Actividad Física y el Deporte. España

Doctor en Ciencias de la Actividad Física y del Deporte.  Área de Educación Física y Deportiva

Javier Fernández Río, Universidad de Oviedo. Facultad de Educación. España

Doctor en Educación. Departamento de Ciencias de la Educación. Área de Didáctica de Expresión Corporal

Publicado

2016-12-18

Como Citar

ALCALÁ, D. H.; PÉREZ PUEYO, Ángel; FERNÁNDEZ RÍO, J. COMPREENSÃO E ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ESTUDO DE CASO NA ESPANHA E COSTA RICA. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 4, p. 1049–1062, 2016. DOI: 10.22456/1982-8918.59897. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/59897. Acesso em: 4 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais