CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA APRENDIZAGEM HISTÓRICA DE JÖRN RÜSEN
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.99853Palavras-chave:
História. Educação Física. Capacitação profissional. Educação continuada.Resumo
o objetivo desta investigação foi identificar o tipo de Consciência Histórica e competências de orientação de estudantes de Educação Física produzidas a partir de Curso Online Aberto e Massivo com o tema “história do futebol praticado por mulheres no Brasil”. A pesquisa qualitativa e exploratória produziu dados por meio de atividade avaliativa do curso. Foram confeccionadas respostas à questão problema relacionada à jovem Cristina e suas dúvidas em relação à tentativa de se tornar jogadora profissional. Os concluintes elaboraram dez Narrativas Históricas de acordo com o conceito de Jörn Rüsen. Oito expressaram uma Consciência Histórica Genética e dois do tipo Crítica. Como competência de orientação sinalizaram-se: o engajamento na modalidade; a construção de uma alternativa caso a profissionalização não desse certo; a perspectiva de carreira no exterior. Tal estudo traz ao campo um instrumental teórico que pode contribuir para qualificar o ensino da História da Educação Física.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
