CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA APRENDIZAGEM HISTÓRICA DE JÖRN RÜSEN

Autores

  • Mateus Camargo Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Muzambinho, MG https://orcid.org/0000-0003-2015-0260
  • Fernanda Moreto Impolcetto Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências. Departamento de Educação Física. Rio Claro, SP https://orcid.org/0000-0003-0463-0125

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.99853

Palavras-chave:

História. Educação Física. Capacitação profissional. Educação continuada.

Resumo

o objetivo desta investigação foi identificar o tipo de Consciência Histórica e competências de orientação de estudantes de Educação Física produzidas a partir de Curso Online Aberto e Massivo com o tema “história do futebol praticado por mulheres no Brasil”. A pesquisa qualitativa e exploratória produziu dados por meio de atividade avaliativa do curso. Foram confeccionadas respostas à questão problema relacionada à jovem Cristina e suas dúvidas em relação à tentativa de se tornar jogadora profissional. Os concluintes elaboraram dez Narrativas Históricas de acordo com o conceito de Jörn Rüsen. Oito expressaram uma Consciência Histórica Genética e dois do tipo Crítica. Como competência de orientação sinalizaram-se: o engajamento na modalidade; a construção de uma alternativa caso a profissionalização não desse certo; a perspectiva de carreira no exterior. Tal estudo traz ao campo um instrumental teórico que pode contribuir para qualificar o ensino da História da Educação Física.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Camargo Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Muzambinho, MG

Docente do curso de Ed. Física do IFSULDEMINAS - campus Muzambinho; Dr. em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP de Rio Claro (2019).

Fernanda Moreto Impolcetto, Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências. Departamento de Educação Física. Rio Claro, SP

Docente do Departamento de Educação Física do Instituto de Biociências, da UNESP de Rio Claro

Publicado

2020-08-17

Como Citar

PEREIRA, M. C.; IMPOLCETTO, F. M. CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA APRENDIZAGEM HISTÓRICA DE JÖRN RÜSEN. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26061, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.99853. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/99853. Acesso em: 2 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais