A EDUCAÇÃO POSTURAL COMO CONTEÚDO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II NAS ESCOLAS DA CIDADE DE MONTENEGRO/RS

Cláudia Tarragô Candotti, Jóice Elisa Rohr, Matias Noll

Resumo


Este estudo teve como objetivo verificar se a Educação Postural está contemplada nos conteúdos das aulas de Educação Física das escolas de Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries da cidade de Montenegro/RS. Vinte e dois professores responderam um questionário auto-aplicável. Os resultados evidenciaram que a Educação Postural, na prática, é negligenciada pela maioria dos professores de Educação Física de 5ª a 8ª séries, embora os professores reconheçam a importância de ensinar e praticar questões sobre Educação Postural, bem como definem muito bem o conceito de postura adequada, o que sugere uma notável contradição entre o pensar e o fazer.


Palavras-chave


Postura. Instituições de Ensino. Educação Física.

Texto completo:

PDF-BR


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.18173



 

 


Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                                      

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment