Dança, Educação Física e heteronormatividade
enquadramentos corporais e subversões performativas
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.124843Palavras-chave:
Corpo, Homossexualidade, Gênero, SexualidadeResumo
Neste estudo procurei (re)conhecer, por meio de narrativa autoetnográfica, como gênero e sexualidade foram experienciados em meio a relações de poder na dança, atentando-me ao modo como desafiavam a heteronormatividade no contexto escolar. Por meio desse exercício autorreflexivo, busquei produzir linhas de histórias que resultaram na organização de análises voltadas aos enquadramentos corporais heteronormativos e às subversões performativas, o que contribuiu para análises acerca das relações de poder que operam na materialização do corpo, ora a partir da reiteração, ora a partir da subversão normativa.
Downloads
Referências
ANDREOLI, Giuliano Souza. Representações de masculinidade na dança contemporânea. Movimento, v. 17, n. 1, p. 159-175, mar. 2011. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.16175
ANDREWS, David L. Kinesiology’s inconvenient truth: the physical cultural studies imperative. Quest, v. 60, n. 1, p. 45-62, 2008. DOI: https://doi.org/10.1080/00336297.2008.10483568
ANDREWS, David L.; SILK, Michael L. Physical cultural studies on sport. In: GIULIANOTTI, Richard (ed.). Routledge Handbook of the Sociology of Sport. Londres: Routledge, 2015. p. 83-93.
BENTO, Berenice. Na escola se aprende que a diferença faz a diferença. Revista Estudos Feministas, v. 19, n. 2, p. 549-559, ago. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2011000200016
BRASILEIRO, Lívia Tenorio. Dança – educação física: (in)tensas relações. 2009. 224f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009. DOI: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2009.447116
BRASILEIRO, Lívia Tenorio. O ensino da dança na educação física: formação e intervenção pedagógica em discussão. Motriz, v. 14, n. 4, p. 519-528, out./dez. 2008. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/2140. Acesso em: 14 jan. 2022.
BURT, Ramsay. The male dancer: bodies, spectacle, sexualities. 2. ed. Londres: Routledge, 2007.
BUTLER, Judith. Corpos que importam: os limites discursivos do “sexo”. São Paulo: Crocodilo Edições, 2019.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 16. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
BUTLER, Judith. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
CHAVES, Elisângela. O ensino de dança na educação física: prescrições históricas e escolarização. Arquivos em Movimento, v. 15, n. 2, p. 69-85, jul./dez. 2019. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/27837/pdf. Acesso em: 14 fev. 2022.
CLANDININ, Jean; CONNELLY, Michael. Narrative inquiry: experience and story in qualitative research. Thousand Oaks, CA: Sage, 2000.
CLARKE, Gill. Difference matters: sexuality and physical education. In: PENNEY, Dawn (ed.). Gender and physical education. London: Routledge, 2002. p 41-56.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 21. ed. São Paulo: Loyola, 2011.
GARD, Michael. Aesthetics, athletics and art: a study of men who dance. 2001. 288f. Thesis (Doctor of Philosophy) – Faculty of Education, University of Wollongong, Wollongong, 2001. Disponível em: https://ro.uow.edu.au/theses/1767/. Acesso em: 15 mar. 2022.
GOELLNER, Silvana Vilodre. O método francês e a Educação Física no Brasil: da caserna a escola. 1992. 215f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) – Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1992.
HANNA, Judith L. Dança, sexo e gênero: signos de identidade, dominação, desafio e desejo. Rio de Janeiro, Rocco, 1999.
HICKEY, Christopher. Physical education, sport and hyper-masculinity in schools. Sport, Education And Society, v. 13, n. 2, p. 147-161, maio 2008. https://doi.org/10.1080/13573320801957061
LEHIKOINEN, Kai. Stepping queerly? Discourses in dance education for boys in late 20th-century Finland. Oxford: Peter Lang, 2006.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
MARKULA, Pirkko; DENISON, Jin. Sport and the personal narrative. In: ANDREWS, David L.; MASON, Daniel S.; SILK, Michael L. (org.). Qualitative methods in sports studies. Oxford: Berg, 2005. p. 165-184.
MARKULA, Pirkko; SILK, Michael L. Qualitative research for physical culture. Londres: Palgrave Macmillan, 2011.
MISKOLCI, Richard. Teoria queer: um aprendizado pelas diferenças. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
OLIVE, Rebecca. The political imperative of feminism. In: SILK, Michael L.; ANDREWS, David L.; THORPE, Holly (Ed.). Routledge Handbook of Physical Cultural Studies. Londres: Routledge International Handbooks, 2017. p. 51-60.
PAVLIDIS, Adele. Writing Resistance in roller derby: making the case for auto/ethnographic writing in feminist leisure research. Journal of Leisure Research, v. 45, n. 5, p. 661-676, nov. 2013. https://doi.org/10.18666/jlr-2013-v45-i5-4368
RAY, John. The postqualitative turn in Physical Cultural Studies. Leisure Sciences, v. 41, n. 1-2, p. 91-107, fev. 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/01490400.2018.1539681
RISNER, Doug. Critical social issues in dance education research. In: BRESLER, Liora (ed.). International Handbook of Research in Arts Education. Dordrecht: Springer, 2007, p. 965- 984. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/226771132_Critical_Social_Issues_in_Dance_Education_Research. Acesso em: 21 jan. 2022.
SBORQUIA, Silvia Pavesi. A dança no contexto da educação fisica: os (des)encontros entre a formação e a atuação profissional. 2002. 199f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, 2002.
SILK, Michael L.; ANDREWS, David L. Toward a Physical Cultural Studies. Sociology of Sport Journal, v. 28, n. 1, p. 4-35, 2011. DOI: https://doi.org/10.1123/ssj.28.1.4
SILK, Michael L.; ANDREWS, David L.; THORPE, Holly. Introduction. In: SILK, Michael L.; ANDREWS, David L.; THORPE, Holly (ed.). Routledge Handbook of Physical Cultural Studies. Londres: Routledge, 2017. p. 1-12.
SOARES, Carmen Lúcia. Educação física: raízes européias e Brasil. Campinas: Autores Associados, 1994.
SPRY, Tami L. Performing autoethnography: an embodied methodological praxis. Qualitative inquiry, v. 7, n. 6, p. 706-732, dez. 2001. DOI: https://doi.org/10.1177/107780040100700605
SPRY, Tami L. Some ethical considerations in preparing students for performative autoethnography. In: DENZIN, Norman K.; GIARDINA, Michael D. (org.). Qualitative inquiry and human rights. Walnut Creek: Left Coast Press, 2010. p. 158-170.
THORPE, Holly; BARBOUR, Karen; BRUCE, Toni. “Wandering and Wondering”: theory and representation in feminist physical cultural studies. Sociology of Sport Journal, v. 28, n. 1, p. 106-134, 2011. DOI: https://doi.org/10.1123/ssj.28.1.106
THORPE, Holly; MARFELL, Amy. Feminism and the Physical Cultural Studies assemblage: revisiting debates and imagining new directions. Leisure Sciences, v. 41, n. 1-2, p. 17-35, 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/01490400.2018.1539684
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Movimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
