Uma proposta para o ensino de robótica no Ensino Médio:
a transição do kit Lego para o Arduíno
DOI:
https://doi.org/10.22491/1982-1654.136723Palavras-chave:
Ensino de Robótica, Pensamento Computacional, Kit Lego, Arduino, ADDIEResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir uma sequência didática para alunos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio (TIM) de uma instituição da Rede Federal Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), na qual se trabalhou o ensino de robótica e programação de forma prática, interativa e criativa, mas que promoveu a transição para projetos mais complexos. Os recursos utilizados foram o Kit Lego® Mindstorms EV3 e o Arduino, junto à ferramentas online gratuitas como o simulador Tinkercad® e o Scratch. A metodologia consistiu em desenvolver e aplicar um minicurso de seis aulas, e os dados analisados foram as respostas dos alunos a um questionário inicial e final, além de seus diários de bordo. Os principais resultados indicam que aulas dinâmicas, colaborativas e com foco em atividades práticas são efetivas no ensino de robótica e programação e colaboram na aprendizagem e no aumento do interesse dos alunos pela área.
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Publicado 2024-06-30