Uma proposta para o ensino de robótica no Ensino Médio:

a transição do kit Lego para o Arduíno

Autores

  • Fabiana Andrade CEFET-RJ
  • Nícolas Rocha Januário Ramalho CEFET-RJ

DOI:

https://doi.org/10.22491/1982-1654.136723

Palavras-chave:

Ensino de Robótica, Pensamento Computacional, Kit Lego, Arduino, ADDIE

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir uma sequência didática para alunos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio (TIM) de uma instituição da Rede Federal Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), na qual se trabalhou o ensino de robótica e programação de forma prática, interativa e criativa, mas que promoveu a transição para projetos mais complexos. Os recursos utilizados foram o Kit Lego® Mindstorms EV3 e o Arduino, junto à ferramentas online gratuitas como o simulador Tinkercad® e o Scratch. A metodologia consistiu em desenvolver e aplicar um minicurso de seis aulas, e os dados analisados foram as respostas dos alunos a um questionário inicial e final, além de seus diários de bordo. Os principais resultados indicam que aulas dinâmicas, colaborativas e com foco em atividades práticas são efetivas no ensino de robótica e programação e colaboram na aprendizagem e no aumento do interesse dos alunos pela área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nícolas Rocha Januário Ramalho, CEFET-RJ

Especialista em Robótica. Trainne da NUCLEP. Graduando em Engenharia Mecânica do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca e bolsista de Iniciação científica da Faperj. 

Referências

Afari, E.; Khine, M. S. (2017) "Robotics as an educational tool: Impact of lego mindstorms". International Journal of Information and Education Technology, v. 7, n. 6, p. 437-442.

Brasil. Ministério da Educação. (2015) Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documento/BNCCAPRESENTACAO.pdf. Acesso em: 20 jun. 2023.

Cruz, T. S. (2019) "O ensino de robótica educacional e a Base Nacional Comum Curricular: a relação entre a cultura maker e as competências gerais". In: CONEDU-Congresso Nacional de Educação.

Da Silva, D. P. et al. (2016) "Aplicação de robótica na educação de forma gradual para o estímulo do pensamento computacional". In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, p. 1188.

Gava, T. B. S.; Nobre, I. A. M.; Sondermann, D. V. C. (2014) "O modelo ADDIE na construção colaborativa de disciplinas a distância". Informática na Educação: Teoria & Prática, Porto Alegre, v. 17, n. 1. DOI: 10.22456/1982-1654.34488. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/34488. Acesso em: 19 dez. 2023.

Gil, A. C. (2008) Métodos e técnicas de pesquisa social, 6. Editora Atlas.

Harel, I.; Papert, S. (Eds.) (1991) Constructionism. Ablex Publishing.

Intulogy. "The ADDIE instructional design model: a structured training methodology". Disponível em: http://www.intulogy.com/addie/index.html. Acesso em: 19 dez. 2023.

Kalil, F. et al. (2013) "Promovendo a robótica educacional para estudantes do ensino médio público do Brasil". Nuevas Ideas en Informática Educativa, TISE, p. 739-742.

Martins, L. (2016) "Ensinando lógica de programação aplicada a robótica para alunos do ensino fundamental". In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE, p. 31.

Papert, S. (1986) Constructionism: A new opportunity for elementary science education. Massachusetts Institute of Technology, Media Laboratory, Epistemology and Learning Group.

Resnick, M. (2020) Jardim de infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos. Penso Editora.

Wing, J. M. (2006) "Computational thinking". Communications of the ACM, v. 49, n.3, p. 33-35.

Downloads

Publicado

2024-06-30

Como Citar

ANDRADE, F.; ROCHA JANUÁRIO RAMALHO, N. Uma proposta para o ensino de robótica no Ensino Médio: : a transição do kit Lego para o Arduíno. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 27, n. 1, 2024. DOI: 10.22491/1982-1654.136723. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/136723. Acesso em: 26 abr. 2025.
Recebido 2023-11-10
Aceito 2024-05-30
Publicado 2024-06-30