O modelo ADDIE na construção colaborativa de disciplinas a distância
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.34488Palavras-chave:
design instrucional, planejamento, modelo ADDIE.Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência do curso de pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação ofertado no Instituto Federal do Espírito Santo, campus Serra, sobre a concepção, planejamento e gestão das disciplinas em cursos na modalidade a distância. A partir do modelo de Design Instrucional ADDIE são descritas todas as etapas: análise, projeto, desenvolvimento, implementação e avaliação alinhadas à proposta do curso. Discuti-se sobre a interação entre as equipes envolvidas e os resultados obtidos ao longo das ofertas das várias disciplinas do curso. Como elementos inovadores ao planejamento apresenta-se ênfase ao trabalho e a construção coletiva; formato de reuniões presenciais e/ou síncronas e formas de avaliação e trabalho em equipe.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-06-30
Como Citar
GAVA, T. B. S.; NOBRE, I. A. M.; SONDERMANN, D. V. C. O modelo ADDIE na construção colaborativa de disciplinas a distância. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 17, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1982-1654.34488. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/34488. Acesso em: 26 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.
Recebido 2012-10-23
Aceito 2014-03-21
Publicado 2014-06-30
Aceito 2014-03-21
Publicado 2014-06-30