Diálogo entre as dimensões da competência em informação e os cursos de graduação em Arquivologia do sul do Brasil

Autores

  • Fernanda Frasson Martendal Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eva Cristina Leite da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elizete Vieira Vitorino Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245233.53-78

Palavras-chave:

Competência em informação. Arquivologia. Dimensões da competência em informação. Perfil dos egressos do curso de graduação em Arquivologia.

Resumo

Este estudo busca identificar em que medida as quatro dimensões da competência em informação (técnica, estética, ética e política) relacionam-se ao perfil desejado para os egressos dos cursos de graduação em Arquivologia de três universidades do sul do Brasil: Universidade Estadual de Londrina, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No tocante aos aspectos metodológicos, identifica-se como pesquisa exploratória, documental e bibliográfica e propõe-se a pensar a Arquivologia como ciência que contempla aspectos teóricos, práticos, imbuídos de diretrizes e diálogos entre os profissionais, os acervos e seus usuários. A pesquisa considerou que as quatro dimensões da competência em informação estão relacionadas ao perfil dos egressos constantes nos Projetos Pedagógicos das três universidades pesquisadas e que tal ponderação contribui para pensar a Arquivologia em seu macro espaço.

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Biografia do Autor

Fernanda Frasson Martendal, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, discente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PGCIN, no Curso de Mestrado, pela mesma universidade.

Eva Cristina Leite da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora, Dra. no Departamento de Ciência da Informação - CIN, do Centro de Ciências da Educação - CED, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atua nos Curso de Graduação em Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação, e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PGCIN/UFSC.

Elizete Vieira Vitorino, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora, Dra. no Departamento de Ciência da Informação - CIN, do Centro de Ciências da Educação - CED, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atua nos Curso de Graduação em Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação, e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIN/UFSC, ministra a disciplina PCI 3304-04 – Tópicos Especiais: Competência em Informação oferecida no PGCIN.

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Publicado

2017-08-21

Como Citar

FRASSON MARTENDAL, F.; LEITE DA SILVA, E. C.; VIEIRA VITORINO, E. Diálogo entre as dimensões da competência em informação e os cursos de graduação em Arquivologia do sul do Brasil. Em Questão, Porto Alegre, v. 23, n. 3, p. 53–78, 2017. DOI: 10.19132/1808-5245233.53-78. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/69952. Acesso em: 29 mar. 2024.

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