Diálogo entre as dimensões da competência em informação e os cursos de graduação em Arquivologia do sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245233.53-78Palabras clave:
Competência em informação. Arquivologia. Dimensões da competência em informação. Perfil dos egressos do curso de graduação em Arquivologia.Resumen
Este estudo busca identificar em que medida as quatro dimensões da competência em informação (técnica, estética, ética e política) relacionam-se ao perfil desejado para os egressos dos cursos de graduação em Arquivologia de três universidades do sul do Brasil: Universidade Estadual de Londrina, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No tocante aos aspectos metodológicos, identifica-se como pesquisa exploratória, documental e bibliográfica e propõe-se a pensar a Arquivologia como ciência que contempla aspectos teóricos, práticos, imbuídos de diretrizes e diálogos entre os profissionais, os acervos e seus usuários. A pesquisa considerou que as quatro dimensões da competência em informação estão relacionadas ao perfil dos egressos constantes nos Projetos Pedagógicos das três universidades pesquisadas e que tal ponderação contribui para pensar a Arquivologia em seu macro espaço.Descargas
Citas
ALDABALDE, Taiguara Villela. Arquivologia e pedagogia arquivística: bases para uma habilitação que ensine o arquivista a educar. In: MARIZ, Anna Carla Almeida; JARDIM, José Maria; SILVA, Sérgio Conde de Albite (Org.). Novas dimensões da pesquisa e do ensino da Arquivologia no Brasil. Rio de Janeiro: Móbile, 2012. p. 198-212.
AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. About ALA. 2016a. Disponível em: <http://www.ala.org/aboutala/>. Acesso em: 16 nov. 2016.
AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Association of College and Research Libraries. Information literacy competency standards for higher education (October 1999, January 2000, February 2004). 2016b. Disponível em: <http://www.ala.org/acrl/standards/informationliteracycompetency>. Acesso em: 16 nov. 2016.
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Propostas curriculares em questão: saberes docentes e trajetórias de formação. In: CUNHA, Maria Isabel da (Org.). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas: Papirus, 2007. cap. 3, p. 43-62.
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação: o diálogo possível. Brasília: Briquet de Lemos, 2014.
ASSMANN, Hugo. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Difusão editorial, cultural e educativa em arquivos. In: BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. 4. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006. cap. 14, p. 227-247.
BLUNDELL, Shelley. Archival literacy in action: exploring information literacy capabilities in the Ludy T. Benjamin, Jr. Popular Psychology Magazine collection. 2013. Disponível em: <http://www.ohioarchivists.org/wp-content/uploads/2013/07/Blundell_soa_2013-04_handout_archlit.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2016.
BORKO, Harold. Information Science: What is it? American Documentation, [S.l.], v. 19, n. 1, p. 3-5, jan. 1968. Disponível em: <https://www.marilia.unesp.br/Home/Instituicao/Docentes/EdbertoFerneda/k---artigo-01.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2016.
BOTTINO, Marisa. Panorama dos cursos de Arquivologia no Brasil: graduação e pós-graduação. Arquivo & Administração, Rio de Janeiro, v. 15, n. 23, p.12-18, 1994.
BRASIL. Lei nº 12.343, de 2 de dezembro de 2010. Institui o Plano Nacional de Cultura - PNC, cria o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais - SNIIC e dá outras providências. Diário Oficial [da] União, Brasília, 3 dez. 2010. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12343.htm>. Acesso em: 16 nov. 2016.
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Classificação brasileira de ocupações. 2016. Disponível em: <http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/pesquisas/BuscaPorTitulo.jsf>. Acesso em: 16 nov. 2016.
BRASIL. Parecer CNE/CES 492/2001. 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2016.
CARINI, Peter. Information literacy for archives and special collections: defining outcomes. Libraries and the Academy, Baltimore, v. 16, n. 1, p.193-208, 2016. Disponível em: <https://www.press.jhu.edu/journals/portal_libraries_and_the_academy/portal_pre_print/articles/16.1carini.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2016.
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. Código de ética. 1996. Disponível em: <http://www.ica.org/sites/default/files/ICA_1996-09-06_code of ethics_PT.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2016.
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. Cursos de Arquivologia no Brasil. 2016. Disponível em: <http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/links/389-cursos-de-Arquivologia-no-brasil.html>. Acesso em: 16 nov. 2016.
COUTURE, Carol. La politique de gestion des archives. In: COUTURE, Carol (Org.). Les fonctions de l’Archivistique contemporaine. Québec: Presses Universitaires du Québec, 2003. p. 14-30.
COUTURE, Carol; MARTINEAU, Jocelyne; DUCHARME, Daniel. A formação e a pesquisa em arquivística no mundo contemporâneo. Tradução Luís Carlos Lopes. Brasília: FINATEC, 1999.
DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652003000100003>. Acesso em: 16 nov. 2016.
JARDIM, José Maria. O conceito e a prática de gestão de documentos. Acervo: Revista do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 35-42, jul./dez. 1987. Disponível em: <http://www.arquivonacional.gov.br/media/v.2,n.2,jul.dez.1987.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2016.
MARQUES, Angélica Alves da Cunha. Interlocuções entre a Arquivologia nacional e a internacional no delineamento da disciplina no Brasil. 2011. 399 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2011. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/8730/1/2011_Angelica%20Alves%20da%20Cunha%20Marques.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2016.
MONTEIRO, Agostinho Reis. Profissionalidade e suas refracções. Medi@ções, Setúbal, v. 1, n. 2, p. 5-11, 2010. Disponível em: <http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/31/pdf_6>. Acesso em: 16 nov. 2016.
ORELO, Eliane Rodrigues Mota; VITORINO, Elizete Vieira. A dimensão estética (sensível) da competência informacional. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 1, set./dez. 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/31455/25971>. Acesso em: 16 nov. 2016.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em: <http://www.dudh.org.br/wp-content/uploads/2014/12/dudh.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2016.
PELLEGRINI, Eliane; VITORINO, Elizete Vieira. A dimensão ética da competência informacional dos bibliotecários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 16., 2015, João Pessoa. Anais... João Pessoa: [s.n.], 2015. Disponível em: <http://www.ufpb.br/evento/lti/ocs/index.php/enancib2015/enancib2015/paper/viewFile/2667/1065>. Acesso em: 16 nov. 2016.
RIOS, Terezinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência de melhor qualidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
TANODI, Aurelio. The status of archivists in relation to other information professionals in the public service in Latin America. Paris: UNESCO, 1985.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Resolução CEPE/CA N. 126/2013. Reformula o Projeto Pedagógico do curso de Arquivologia - Habilitação: Geral, a vigorar a partir do ano letivo de 2014. Londrina, 2013. Disponível em: <http://www.uel.br/prograd/docs_prograd/resolucoes/2013/resolucao_126_13.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Arquivologia. Florianópolis, 2015. Disponível em: <http://arquivologia.ufsc.br/files/2016/05/PROJETO-PEDAGOGICO-DO-CURSO.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Projeto Pedagógico do Curso de Arquivologia. Porto Alegre, 2014. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/fabico/documentos-graduacao-e-comgrads/comgrad-aql/projeto-pedagogico-Arquivologia-2014>. Acesso em: 16 nov. 2016.
VITORINO, Elizete Vieira. Análise dimensional da competência em informação: bases teóricas e conceituais para reflexão. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 9, n. 2, p. 421-440, jul./dez. 2016. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/16051/13702>. Acesso em: 6 dez. 2016.
VITORINO, Elizete Vieira; PIANTOLA, Daniela. Dimensões da competência informacional (2). Ciência da Informação, Brasília, v. 40, n. 1, p. 99-110, jan./abr. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v40n1/a08v40n1.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Fernanda Frasson Martendal, Eva Cristina Leite da Silva, Elizete Vieira Vitorino

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos autorales y ceden a la Revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que admite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoria.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales en forma separada, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta Revista, como para publicar en repositorio institucional, con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta Revista.
Los artículos son de acceso abierto y gratuitos. Según la licencia, usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.