Análise do termo “Repositório Institucional” no Twitter: um estudo altmétrico
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245230.290-308Palabras clave:
Altmetria. Métricas Alternativas. Comunicação científica. Repositório Institucional. Twitter.Resumen
Apresenta uma análise altmétrica do termo “Repositório Institucional” no Twitter no período de 2009 a 2015. O estudo é de caráter qualiquantitativo, do tipo descritivo e utilizou a altmetria buscando-se auferir as postagens relacionadas ao termo, bem como realizar uma análise de conteúdo das mesmas, a fim de identificar as relações estabelecidas entre o termo e assuntos associados. Os resultados mostraram que as primeiras publicações sobre o termo Repositório Institucional em língua portuguesa no Twitter aparecem em 2009, sendo que a maior quantidade de tweets sobre o tema aconteceu em 2013. Destacou-se a prevalência da categoria “Citações sociais” e “Divulgação de Repositório Institucional”, que, na maioria das vezes, menciona a implantação de Repositórios. Nas postagens referentes às citações sociais destaca-se a menção a “Livros” e “Artigo de revista”, evidenciando o Repositório da UFBA, que disponibilizou o maior número de livros publicados pela Editora da Instituição. A hashtag mais encontrada foi #opendoar, que é o diretório oficial de repositórios acadêmicos de acesso a erto, desenvolvido pela Universidade de Nottingham, no Reino Unido. Por fim, consideram-se os estudos altmétricos como uma possibilidade de análise das relações entre as mídias sociais e a produção científica, bem como uma alternativa de divulgação e/ou compartilhamento dessas informações entre os pesquisadores e interessados.Descargas
Citas
ADIE, E.; ROE; W. Altmetric: enriching scholarly content with article-level discussion and metrics. Learned Publishing, Hoboken, v. 26, n. 1, p. 11-17, 2013.
AGICHTEIN, E. et al. Finding high-quality content in social media. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON WEB SEARCH AND DATA MINING, 1., 2008, Stanford. Proceedings… Stanford: Stanford University, 2008. p. 183-194.
BANSAL, P.; BANSAL, R.; VARMA, V. Towards Deep Semantic Analysis of Hashtags. In: EUROPEAN CONFERENCE ON IR RESEARCH, 2015, Vienna. Proceedings… Vienna: [s.n.], 2015.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BOYD, D. Social media is here to stay. Now what? In: MICROSOFT RESEARCH TECH FEST, 2009, Redmond. Disponível em: <http://www.danah.org/papers/talks/MSRTechFest2009.html>. Acesso em: 22 ago. 2016.
BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa brasileira de mídia 2015: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília: Secom, 2014.
ERDT, M. et al. Altmetrics: an analysis of the state-of-the-art in measuring research impact on social media. Scientometrics, Dordrecht, v. 109, n. 2, p. 1117-1166, Nov. 2016.
EYSENBACH, G. Can tweets predict citations? Metrics of social impact based on Twitter and correlation with traditional metrics of scientific impact. Journal of Medical Internet Research, Toronto, v. 14, n. 1, Jan. 2012.
HASSAN, S.; GILLANI, U. A. Altmetrics of "altmetrics" using Google Scholar, Twitter, Mendeley, Facebook, Google-plus, CiteULike, Blogs and Wiki. 2016. Disponível em: <https://arxiv.org/abs/1603.07992>. Acesso em: 5 abr. 2016.
HAUSTEIN, S. Grand challenges in altmetrics: heterogeneity, data quality and dependencies. Scientometrics, Dordrecht, v. 108, n. 1, p. 413-423, July 2016.
HAUSTEIN, S.; BOWMAN, T. D.; COSTAS, R. Interpreting “altmetrics”: viewing acts on social media through the lens of citation and social theories. In: SUGIMOTO, C. R. (Ed.). Theories of informetrics and scholarly communication. Frankfurt: De Gruyter, 2016.
HOLMBERG, K. The meaning of altmetrics. In: ANNUAL INTERNATIONAL ASSOCIATION OF SCIENCE AND TECHNOLOGICAL UNIVERSITY LIBRARIES CONFERENCE, 35., 2014, Helsinki. Proceedings... Helsinki: Purdue University, 2014. Disponível em: <http://docs.lib.purdue.edu/iatul/2014/altmetrics/1/>. Acesso em: 2 ago. 2016.
LEITE, F. C. L. Como gerenciar e ampliar a visibilidade da informação científica brasileira: repositórios institucionais de acesso aberto. Brasília: IBICT, 2009.
MAHRT, M.; WELLER, K.; PETERS, I. Twitter in scholarly communication. In: WELLER, K. et al. (Ed.). Twitter and society. New York: Peter Lang, 2014. p. 399-410.
MARCONDES, C. H.; SAYÃO, L. F. À guisa de introdução: repositórios institucionais e livre acesso. In: SAYÃO, L. F. et al. (Org.). Implantação e gestão de repositórios institucionais: políticas, memória, livre acesso e preservação. Salvador: EDUFBA, 2009. p. 9-22.
MELERO, R. Altmetrics: a complement to conventional metrics. Biochemia Medica, Zagreb, v. 25, n. 2, p. 152–160, 2015. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4470104/>. Acesso em: 1 ago. 2016.
PRIEM, J. et al. Altmetrics: a manifesto. 2010. Disponível em: <http://altmetrics.org/manifesto>. Acesso em: 30 jul. 2016.
SANKAR, P.; KAVITHA, E. S. Altmetrics: new research tool in the growth social media. E-Journal of Library and Information Science, Amsterdam, v. 3, n. 1, p. 80-91, Jan./Feb. 2016. Disponível em: <http://www.klibjlis.com/3.1.12.pdf>. Acesso em: 17 set. 2016.
SCHNITZLER, K. et al. Using Twitter™ to drive research impact: a discussion of strategies, opportunities and challenges. International Journal of Nursing Studies, Elmsford, v. 59, p. 15-26, July. 2016.
SHINTAKU, M.; DUQUE, C. G.; SUAIDEN, E. J. Federações de repositórios: conceitos, políticas, características e tendências. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 51-66, jul./set. 2015. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/2358/1637>. Acesso em: 15 set. 2016.
SOUZA, I. V. P. de. Altmetria: métricas alternativas do impacto da comunicação científica. 2014. 104f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) –Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.
STEVENSON, J. A.; ZHANG, J. A temporal analysis of institutional repository research. Scientometrics, Dordrecht, v. 105, p. 1491-1525, Dec. 2015.
SUGIMOTO, C. R. et al. Scholarly use of social media and altmetrics: a review of the literature. Journal of the Association for Information Science and Technology, Chapel Hill, 2016. Disponível em: <https://arxiv.org/abs/1608.08112>. Acesso em: 15 set. 2016.
THE CONTINUED growth of social media. Search Engine Journal. Jan. 2016. Disponível em: <https://cdn.searchenginejournal.com/wp-content/uploads/2016/01/0118-social-media-growth.png>. Acesso em: 10 abr. 2016.
WELLER, K. et al. Twitter and society: an introduction. In: WELLER, K. et al. (Ed.). Twitter and society. New York: Peter Lang, 2014.
WILSDON, J. et al. The metric tide: report of the independent review of the role of metrics in research assessment and management. July 2015. Disponível em: <http://www.hefce.ac.uk/media/HEFCE,2014/Content/Pubs/Independentresearch/2015/The,Metric,Tide/2015_metric_tide.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Vildeane da Rocha Borba, Andrea Carla Melo Marinho, Sonia Elisa Caregnato

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos autorales y ceden a la Revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que admite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoria.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales en forma separada, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta Revista, como para publicar en repositorio institucional, con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta Revista.
Los artículos son de acceso abierto y gratuitos. Según la licencia, usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.