A Interdisciplinaridade entre Biblioteconomia, Educação e Sociologia nos cursos de graduação da Região Sul do Brasil
Palabras clave:
Biblioteconomia. Educação. Sociologia. Interdisciplinaridade. Ciência da InformaçãoResumen
A Biblioteconomia, enquanto disciplina, pertence à grande área de Ciências Sociais Aplicadas. Contudo, geralmente possui seus cursos de graduação vinculados a Centros ou Faculdades de Educação. São várias as discussões arespeito do “papel social” e da função de educador do bibliotecário, assim como são frequentes também as questões que surgem sobre a interdisciplinaridade que existe entre a Biblioteconomia e áreas afins, dentre elas, as Ciências Sociais.Com base nesse contexto, e com enfoque na formação do bibliotecário brasileiro,o presente estudo propõe uma reflexão crítica a respeito dessas conexões,oferecendo um panorama das intersecções e articulações presentes nos cursos de graduação em Biblioteconomia da Região Sul do Brasil. O estudo, caracterizado como pesquisa bibliográfica, documental e exploratória, foi desenvolvido através da identificação da vinculação dos cursos com os centros das universidades e da análise de suas matrizes curriculares a fim de discutir a interdisciplinaridadea partir da oferta de disciplinas características das áreas de Educação e Sociologia. Concluiu-se que a maioria dos cursos analisados está vinculada aos centros de Educação das Faculdades pesquisadas e que, efetivamente, observa-se poucas e frágeis conexões entre as áreas, verificadas através da oferta de matérias obrigatórias ou optativas, evidenciando uma média de uma ou duas disciplinas que apresentam apenas noções gerais sobre a Sociologia e a Educação, aprofundando muito pouco o debate interdisciplinar na formação dos bibliotecários no sul do Brasil.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Elisa C. D. Correa, Daniela Spudeit

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos autorales y ceden a la Revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que admite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoria.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales en forma separada, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta Revista, como para publicar en repositorio institucional, con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta Revista.
Los artículos son de acceso abierto y gratuitos. Según la licencia, usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.