Neoliberalismo e vigilância

a busca de caminhos por uma educação infocomunicacional na contramão do apocalipse

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-5245.32.148837

Palavras-chave:

racionalidade comunicativa, neoliberalismo, capitalismo de vigilância, Competências InfoCom, crítica sociotécnica

Resumo

Investigando se a racionalidade comunicativa concebida pela primeira geração da Escola de Frankfurt se intensificaria no neoliberalismo, marcado pelo imperativo de crescimento dos sistemas de plataformização, o artigo propõe contrapontos a essa conjectura, fundamentando-se na análise teórico-crítica e no diálogo com diversos autores. O estudo explora conceitos como verdade e realidade no contexto do capitalismo de vigilância, articulando especialmente algumas bases da Teoria da Ação Comunicativa com análises de casos empíricos, como os ciclos de expropriação promovidos pelas big techs, e alguns indicadores das Competências Infocomunicacionais (Competências InfoCom). Como conclusão, apontam-se tais competências como possibilidades para decifrar as armadilhas das plataformas e, a partir de seu próprio engendramento, buscar emancipações nos campos digital e face a face. Para isso, defende-se a integração entre a crítica sociotécnica e a educação reflexiva, bases essenciais para ações pedagógicas nas escolas e construção de políticas públicas que mitiguem as assimetrias geradas pela hiperinformação. O artigo demonstra que a tecnologia, quando reapropriada criticamente, apresenta potencial para promover equidade, ainda que em meio aos riscos de um neototalitarismo emergente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco José Daher Junior, Universidade Federal de Ouro Preto e Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 1985), especialização em Comunicação, Sociedade e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (UFT, 2006), mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário Una (2016) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2022). Durante o doutorado, integrou o Grupo de Estudos de Políticas de Informação, Comunicações e Conhecimento (Gepicc). Atualmente, realiza pós-doutorado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGGI), linha de pesquisa Informação e Tecnologia, onde participa do grupo de pesquisa Information and Media Lab (InfoMedia). Atua como jornalista na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e tem experiência na área de Comunicação Pública, com ênfase em rádio e televisão. Também possui trajetória em processos de gestão da comunicação social no âmbito público.

Referências

ADORNO, Theodor W. A indústria cultural. In: COHN, Gabriel (org.). Comunicação e indústria cultural. São Paulo: Ed. USP, 1971. p. 287-295.

BLOOMBERG LÍNEA BRASIL. IA: impacto nos negócios pode se estender muito além da Nvidia. Bloomberg Línea Brasil, São Paulo, 26 set. 2023.

BORGES, Jussara. Competências Infocomunicacionais: estrutura conceitual e indicadores de avaliação. Informação e Sociedade: Estudos, Joaõ Pessoa, v. 28, n. 1, p. 123 140, 2018.

BOURDIEU, Pierre. Esquisse d’une théorie de la pratique. Genève: Droz, 1972.

CERTEAU, Michel. L’invention du quotidien 2: arts de vivre. Paris: U.G.E. 10/18, 1980.

DAHER JUNIOR, Francisco José. Pegadas da juventude na construção do conhecimento: um estudo infocomunicacional da produção audiovisual e de ações comunitárias de estudantes de escola pública do distrito de Rodrigo Silva Ouro Preto: [s. n.], 2022.

DAHER JUNIOR, Francisco José; BORGES, Jussara. Competências infocomunicacionais: possibilidades para uma ultrapassagem lógica. Transinformação, Campinas, v. 35, p. 1-13, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2318-0889202335e227201. Acesso em: 27 abr. 2024.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

HABERMAS, Jürgen. Conhecimento e interesse. São Paulo: Ed. Unesp, 2014.

HABERMAS, Jürgen. Teoría de la acción comucativa, II – crise de la razón funcionalista. Madrid: Santillana, 1992.

HABERMAS, Jürgen. Teoria da ação comunicativa: racionalidade da ação e racionalização social; para a crítica da razão funcionalista. São Paulo: Ed. Unesp, 2023.

HACKE, Jens. Renovação do liberalismo em tempos de crise? Uma hipótese para as ideias liberais além do neoliberalismo. In: CAMILOTO, Bruno; VIEIRA, Giulle; DA MATTA, Sérgio (org.). O problema do conceito do liberalismo. São Paulo: Contracorrente, 2023. p. 9-26.

KANT, Immanuel. A metafísica dos costumes. Bauru: EDIPRO, 2003.

KANT, Immanuel. Political writings. New York: Cambridge University, 1991.

KIERKEGAARD, Søren Aabye. O desespero humano. São Paulo: Abril, 1979.

MARTÍN-BARBERO, Juan. Saberes de hoje: disseminações, competências e transversalidade. In: MARTÍN-BARBERO, Juan M. Comunicação e história

interfaces e novas abordagens. Rio de Janeiro: Mauad, 2008. p. 237-252.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

MORIN, Edgar. O método 4: as ideias: habitat, vida, costumes, organização. 6. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.

NASCIMENTO, Elimar Pinheiro. Um novo paradigma civilizacional? Revista Será?, Recife, 9 ago. 2024.

NICOLESCU, Basarab. Um novo tipo de conhecimento: transdisciplinaridade. In: ENCONTRO CATALISADOR DO CETRANS, 1., 1999, Itatiba. Anais [...]. Itatiba: Escola do Futuro, 1999.

RUSCONI, Gian Enrico. Capitalismo. In: BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nícola; PASQUINO, Giafranco (org.). Dicionário de Política. 13. ed. Brasília: Ed. USP, 2007. v. 1, p. 141-148.

SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e representação. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.

TIMPONE, Rich; GUIDI, Michel. Explorando a mudança de cenário da IA: da IA Analítica à IA Generativa. In: The changing ai landscape. Paris:

Ipsos Views, 2023. v. 1.

VIERKANDT, Alfred. Handwörterbuch der soziologie. 4. Ausg. Stuttgart: [s. n.], 1931.

ZUBOFF, Shoshana. A era do capitalismo de vigilância: a luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2021.

Publicado

2026-05-11

Como Citar

DAHER JUNIOR, Francisco José. Neoliberalismo e vigilância: a busca de caminhos por uma educação infocomunicacional na contramão do apocalipse. Em Questão, Porto Alegre, v. 32, 2026. DOI: 10.1590/1808-5245.32.148837. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/148837. Acesso em: 11 ago. 2026.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.