Circulação da informação e representações sociais

a crítica cultural em relação ao debate da diversidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-5245.30.138182

Palavras-chave:

circulação da informação, crítica cultural, cultura pop, representações sociais, mediação

Resumo

O artigo examina questões relacionadas à representação de grupos não-hegemônicos no contexto das discussões acerca da diversidade, tendo como foco condutor a crítica cultural de produções da cultura pop, particularmente aquela divulgada pela internet. Foi empregada pesquisa bibliográfica e documental. O artigo aborda inicialmente o contexto contemporâneo das “guerras culturais”, conectando-o à discussão acerca das dinâmicas de construção de representações sociais, particularmente a de grupos subalternos. Observa-se que o conjunto de informações que circula na sociedade reporta-se e depende dos sistemas de conhecimento – ou seja, dos esquemas socioculturais de interpretação que lhes atribui status e valor. Defende-se que um lócus tradicional de produção desses esquemas de interpretação é o espaço da “crítica”, considerado como instituição cultural da Modernidade. Após um breve histórico acerca de sua institucionalização, o sistema da crítica é correlacionado a um sistema de produção e circulação de informações sobre bens culturais. A crítica de algumas produções derivadas das histórias em quadrinhos, e as discussões que proporciona, foi escolhida como fio condutor para refletir sobre a maneira pela qual estes esquemas socioculturais de interpretação se constituem contemporaneamente. Nessa perspectiva, discute-se a forma pela qual o contexto tecnológico incide sobre este processo e na maneira pela qual a diversidade na cultura pop é percebida. Aspectos da diversidade de gênero em algumas narrativas são abordados para referenciar a discussão. O artigo é concluído com algumas reflexões sobre o processo, destacando potencial educativo da crítica e o papel dos críticos como mediadores culturais.

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Biografia do Autor

Marco Antônio de Almeida, Universidade de São Paulo

Sociólogo, doutor em Ciências Sociais, na área de Cultura e Política pela Unicamp e professor titular do curso de Biblioteconomia e Ciências da Informação da FFCLRP-USP e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação da ECA-USP, na linha de pesquisa "Apropriação Social de informação". Investiga e orienta nas áreas da mediação cultural, informação e meios de comunicação, políticas culturais.

Daniela Marino, Universidade de São Paulo

Mestra em Comunicação e doutoranda do PPGCI-ECA/USP. Pesquisadora de Histórias em Quadrinho e Cultura Pop com foco em questões relacionadas a gênero e liberdade de expressão e integrante da Associação de Arte Sequencial - ASPAS.

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Publicado

2024-06-10

Como Citar

ALMEIDA, M. A. de; MARINO, D. D. . dos S. Circulação da informação e representações sociais: a crítica cultural em relação ao debate da diversidade. Em Questão, Porto Alegre, v. 30, 2024. DOI: 10.1590/1808-5245.30.138182. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/138182. Acesso em: 17 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigo