Circulação da informação e representações sociais
a crítica cultural em relação ao debate da diversidade
DOI:
https://doi.org/10.1590/1808-5245.30.138182Palavras-chave:
circulação da informação, crítica cultural, cultura pop, representações sociais, mediaçãoResumo
O artigo examina questões relacionadas à representação de grupos não-hegemônicos no contexto das discussões acerca da diversidade, tendo como foco condutor a crítica cultural de produções da cultura pop, particularmente aquela divulgada pela internet. Foi empregada pesquisa bibliográfica e documental. O artigo aborda inicialmente o contexto contemporâneo das “guerras culturais”, conectando-o à discussão acerca das dinâmicas de construção de representações sociais, particularmente a de grupos subalternos. Observa-se que o conjunto de informações que circula na sociedade reporta-se e depende dos sistemas de conhecimento – ou seja, dos esquemas socioculturais de interpretação que lhes atribui status e valor. Defende-se que um lócus tradicional de produção desses esquemas de interpretação é o espaço da “crítica”, considerado como instituição cultural da Modernidade. Após um breve histórico acerca de sua institucionalização, o sistema da crítica é correlacionado a um sistema de produção e circulação de informações sobre bens culturais. A crítica de algumas produções derivadas das histórias em quadrinhos, e as discussões que proporciona, foi escolhida como fio condutor para refletir sobre a maneira pela qual estes esquemas socioculturais de interpretação se constituem contemporaneamente. Nessa perspectiva, discute-se a forma pela qual o contexto tecnológico incide sobre este processo e na maneira pela qual a diversidade na cultura pop é percebida. Aspectos da diversidade de gênero em algumas narrativas são abordados para referenciar a discussão. O artigo é concluído com algumas reflexões sobre o processo, destacando potencial educativo da crítica e o papel dos críticos como mediadores culturais.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Marco Antonio. Informação, tecnologia e mediações culturais. Revista Perspectivas em Ciência da informação, Belo Horizonte, v.14, n. esp., p. 184-200, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-99362009000400013. Acesso em: 26 abr. 2024.
ALMEIDA, Marco Antonio. Mediação e mediadores nos fluxos tecnoculturais contemporâneos. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 191-214, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n2p191. Acesso em: 26 abr. 2024.
BECKER, Howard. Falando da sociedade: ensaios sobre as diferentes maneiras de representar o social. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2017.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
CANCLINI, Néstor García. Ciudadanos reemplazados por algoritmos. Guadalajara: Universidad de Guadalajara/CALAS, 2019.
CARVALHO, Igor. Criticado, demitido e expulso: o que aconteceu na vida de Maurício Souza após homofobia. Brasil de Fato, São Paulo, 27 out. 2021.
CHRIS. Diversidade nerd. Brasil, 25 out. 2021. Instagram: @chrisgonzatti.
CORACCINI, Raphael. Deputados aprovam o fim da meia-entrada em São Paulo. CNN BRASIL, São Paulo, 28 out. 2021.
DELIRIUM NERD. Post: a gente queria muito de ter assistido #Eternals na cabine para comentar aqui com vocês [...]. Brasil, 29 out. 2021. X@delirium_nerd.
DONNAT, Olivier. Democratização da cultura: fim e continuação? Revista Observatório Itaú Cultural, São Paulo, n. 12, p. 19-34, 2011.
DUQUE-CARDONA, Natalia; RESTREPO-FERNÁNDEZ, Maria Camila. El conocimiento situado en la Bibliotecología y Ciencia de la Información (CI): desafíos en el Antropoceno. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 1-15, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.18617/liinc.v18i1.5909. Acesso em: 26 abr. 2024.
ÉNOIS. Programa diversidade nas redações. Bom Retiro, SP, [2022]. Disponível em: https://enoisconteudo.com.br/programa-diversidade-redacoes. Acesso em: 26 abr. 2024.
ETERNOS. Direção: Chloé Zhao. Produção: Kevin Feige. Intérpretes: Gemma Cahn et al. Los Angeles: Marvel, 2021. 1 DVD (156 min).
GONÇALVES, Gean; MEDINA, Cremilda. Signo da relação e os desafios das narrativas jornalísticas sobre as LGBT. Pesquisa em Jornalismo Brasileiro, Brasília, v. 14, n. 1, p. 54-75, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.25200/BJR.v14n1.2018.1066. Acesso em: 26 abr. 2024.
GONZATTI, Christian; HENN, Ronaldo; MIORANDO, Guilherme. Superman, sexuality, and bolsonarism:LGBTQIA+ superheroes and cultural wars in the brazilian digital semiosphere. In: Young, Sarah; McCreery, Freyja (org.). Superheroes and digital perspectives. Lanham: Roman & Littlefield, 2024.
HALL, Stuart Cultura e Representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2016.
ISAR, Yudhishtir Raj. Políticas de cultura: questões para a análise comparativa transnacional. In: LEITE, José Guilherme. As malhas da cultura 2. Cotia: Ateliê Editorial, 2013, p. 13-36.
JENKINS, Heny. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
MIGUEL, Luis Felipe. O pensamento e a imaginação no banco dos réus: ameaças à liberdade de expressão em contexto de golpe e guerras culturais. Políticas Culturais em Revista. Salvador, v. 11, n. 1, p. 37-59, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.9771/pcr.v11i1.26804. Acesso em: 26 abr. 2024.
MINUCELLI, Gabriela. [Cinema] Você conhece o “Teste Russo”? Delirium Nerd, [s.l.], 17 nov. 2016. Disponível em: https://deliriumnerd.com/2016/11/17/teste-vito-russo/. Acesso em: 26 abr. 2024.
PLAYGROUND. Twitter descobriu que seu algoritmo impulsiona mais tweets de direita do que de esquerda e não sabe por quê. Brasil, 26 out. 2021. Instagram: @playground.br.
REDAÇÃO JAMESONS. Eternos tem a segunda maior bilheteria de estreia do ano. Jamesons, [s.l.], 7 nov. 2021.
REMEDI, Carlos. El cielo y el inferno está aquí: Las culturas populares y el desafío de la Gestión. Cuadernos del CLAEH. Montevideo, v. 37, n. 107, p. 111-129, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.29192/CLAEH.37.5. Acesso em: 26 abr. 2024.
ROTTEN TOMATOES. Eternals. New York, 5 nov. 2021. Disponível em: https://www.rottentomatoes.com/m/eternals. Acesso em: 26 abr. 2024.
SAKAI, Mariana. Eternos: por que filme da Marvel recebeu tantas críticas negativas? Rolling Stone, [s.l.], 15 nov. 2021.
SCOLARI, Carlos Alberto. Hipermediaciones: Elementos para una Teoría de la Comunicación Digital Interactiva. Barcelona: Gedisa, 2008.
SUPERMAN: son of kal-el. New York, DC Comics, n. 5, nov. 2021.
WILLIAMS, R. A Cultura é algo comum. In: Recursos da Esperança: cultura, democracia, socialismo. São Paulo: Ed. Unesp, 2015, p. 3-28.
YÚDICE, George. Economia da cultura no marco da proteção e promoção da diversidade cultural. Oficina Virtual de Economia da Cultura e Diversidade. In: Seminário Internacional da Diversidade Cultural, Ministério da Cultura do Brasil, Brasília, 2007.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marco Antônio de Almeida, Daniela Marino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.