Competências do profissional da informação nos Arquivos Públicos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245283.117587

Palavras-chave:

Arquivologia, Mercado de trabalho, Arquivos públicos, Competências

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as competências dos profissionais da informação nos Arquivos Públicos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Metodologicamente essa pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem mista, sendo de acordo com os seus objetivos descritiva e no que tange os procedimentos utilizados um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionário aos profissionais dos Arquivos Públicos Estaduais e Municipais dos Estados supracitados e as competências foram sistematizadas com base no Euro-Referencial I-D elaborado pelo European Council of Information Associations (ECIA). Os resultados indicam que as competências consideradas de maior relevância por esses profissionais foram: pesquisa e recuperação da informação, tratamento físico dos documentos, relações com os usuários, entre outras. Conclui que os arquivos públicos se caracterizam como importante fonte de informação para a garantia dos direitos fundamentais, reconhecimento da história e transparência das ações do Estado. As universidades precisam oferecer uma formação consoante à realidade e aos egressos cabe buscar atualização continuada e atuar no fortalecimento da área através da participação em associações, conselhos e sindicatos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Oda, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Possui Mestrado em Ciência da Informação e Graduação em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com período de intercâmbio na Universidad Nacional de Mar del Plata (UNMdP).

Miriam Vieira da Cunha, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Pós-doutorado pela Universidad Carlos III de Madrid. Doutorado em Informação Científica e Técnica no Conservatoire National des Arts et Métiers. Mestrado em Informação Científica na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales e Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2022-08-04

Como Citar

ODA, R.; CUNHA, M. V. da. Competências do profissional da informação nos Arquivos Públicos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Em Questão, Porto Alegre, v. 28, n. 3, p. 117587, 2022. DOI: 10.19132/1808-5245283.117587. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/117587. Acesso em: 8 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos