O Modelo Educacional e seu Impacto sobre a Dimensão Pedagógica da Ciência da Informação

Autores

  • Francisco das Chagas de Souza

Palavras-chave:

Educação em biblioteconomia, educação em ciência da informação, paradigma educacional emergente

Resumo

Toma o contexto da informação como um espaço social no qual se constituiu uma área profissional denominada Ciência da informação. Nesta há uma dimensão pedagógica que é desafiada por um paradigma educacional que emerge na sociedade dos anos recentes, a partir das novas configurações que a ciência e a tecnologia possibilitam. Desse ponto de vista, o objetivo pretendido é o de demonstrar que tais partes da discussão (contexto, dimensão pedagógica e desafio paradigmático) trazem em si mesmas a incerteza sobre o que o processo humano-civilizacional produz. No exame desta temática a literatura utilizada tem caráter sócio-histórico profissional, destacando-se os olhares: construcionista, interacionista e processual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco das Chagas de Souza

Doutor em Educação. Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador do Grupo Informação, Tecnologia e Sociedade. Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2006-12-09

Como Citar

DE SOUZA, Francisco das Chagas. O Modelo Educacional e seu Impacto sobre a Dimensão Pedagógica da Ciência da Informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 123–142, 2006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/87. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigo

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.