Análise de cocitação de autores: uma aplicação em estudos de indexação

Autores

  • Luciana Beatriz Piovezan Universidade Estadual Paulista
  • Mariângela Spotti Lopes Fujita Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245211.110-129

Palavras-chave:

Indexação de assuntos. Avaliação da indexação de assuntos. Análise de cocitação. Análise de Redes Sociais.

Resumo

Neste artigo se apresenta a avaliação da indexação, enquanto ferramenta que permite a melhoria contínua dos sistemas de informação por meio do aperfeiçoamento da indexação de assuntos. Surge, assim, a necessidade de situar os estudos de avaliação da indexação, localizando seu núcleo de pesquisadores e correntes ideológicas. Buscou-se identificar a produção brasileira no tema “avaliação da indexação” e realizar análise de cocitação de autores de modo a compreender a interlocução entre os pesquisadores inseridos nessa temática. Para tanto, realizou-se um estudo teórico sobre indexação e avaliação do processo de indexação e pesquisa bibliométrica por meio de estudo de colaboração científica apoiado pela análise de cocitação de autores. Descobriu-se que há um interesse crescente pela temática em Ciência da Informação. A Análise de Redes Sociais permitiu visualizar a presença das três principais correntes do tratamento temático da informação influenciando a literatura brasileira da área, destacando-se os nomes Lancaster e Chaumier

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Beatriz Piovezan, Universidade Estadual Paulista

Mestranda em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista, vinculada a linha de pesquisa Produção e Organização da Informação. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista.

Mariângela Spotti Lopes Fujita, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professora Titular do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-05-08

Como Citar

PIOVEZAN, L. B.; FUJITA, M. S. L. Análise de cocitação de autores: uma aplicação em estudos de indexação. Em Questão, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 110–129, 2015. DOI: 10.19132/1808-5245211.110-129. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/48016. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)