Filosofia do idealismo mágico operacionalizada nas técnicas de transição da imagem do ecossistema analógico para o digital
Palavras-chave:
Imagem, transformação digital, aura, ecossistema comunicacional, reprodutibilidade técnica.Resumo
O propósito deste artigo é investigar como a corrente filosófica chamada idealismo mágico – que, posteriormente, influenciou pensadores como Walter Benjamin e Michel Foucault – relacionam-se à transformação digital da imagem. Analisa-se, especificamente, o caso da restauração e da colorização digitais de imagens antigas. É trabalhada a hipótese de que estes processos encontram identidade na tensão entre a ascensão e o declínio da aura. Noção, por meio da qual Benjamin reflete sobre o conflito entre a unicidade da experiência do tempo e do espaço e a reprodutibilidade técnica. Os referidos movimentos da aura estão, conforme as ideias trabalhadas, associados à transição de imagens do ecossistema analógico para o digital. PALAVRAS-CHAVE: Imagem. Transformação digital. Aura. Ecossistema comunicacional. Reprodutibilidade técnica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Cláudio Clécio Vidal Eufrausino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.