Cocriação em bibliotecas universitárias brasileiras

desafios e oportunidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-5245.30.139592

Palavras-chave:

cocriação, cocriação de valor, cocriação em biblioteca, biblioteca universitária, interação

Resumo

Com o crescimento da competitividade, tanto para organizações com fins lucrativos quanto sociais, identifica-se a ampliação da interação entre o provedor de serviços e o usuário. Esse aumento de interação resultou, entre outras mudanças, no surgimento/incremento dos processos de cocriação. Diante desse cenário, a pesquisa teve como objetivo compreender o processo de cocriação de valor em bibliotecas universitárias brasileiras. O contexto do estudo abrange os sistemas e /ou redes de bibliotecas das universidades públicas federais brasileiras. A coleta de dados foi efetivada por meio de entrevistas exploratórias com gestores de sistema de bibliotecas; questionário aplicado aos gestores de sistema de bibliotecas das sessenta e três (63) universidades públicas federais brasileiras; e a realização do I Workshop de Cocriação de valor em unidades de informação, no qual foi efetivado o grupo focal, que teve como participantes gestores de unidades de informação e discentes de graduação e pós-graduação. A partir da análise dos dados foi possível identificar aspectos e características que influenciam, diretamente, no processo de cocriação no contexto de bibliotecas universitárias como: comunicação unilateral, burocracia nos processos, interação limitada com o usuário, recursos operantes e operados limitados, entre outros. O aporte teórico da literatura possibilitou a discussão sobre tais aspectos, bem como a realização de inferências sobre eles. A discussão desses aspectos possibilitou propor diretrizes para ampliar os processos de cocriação em bibliotecas universitárias. Como resultado, a pesquisa apresenta um conjunto composto por quatro diretrizes: 1) interação; 2) cooperação; 3) monitoramento; 4) comunicação, que possibilitam ampliar os processos de cocriação no contexto de bibliotecas.

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Biografia do Autor

Raquel Lira, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Ciências da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (2021). Mestre em Engenharia Produção (2012), Especialista em Planejamento Estratégico (2009) e Metodologia do Ensino Superior (2004), Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas. Servidora Federal na Universidade Federal do Amazonas, ocupando o cargo de Bibliotecária/Documentalista e Professora credenciada do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Gestão da Sustentabilidade NGS\EGC\UFSC (2017 - até o momento). Atua principalmente nos seguintes temas: Cocriação de Valor em Unidades de Informação; Gestão de Unidades de informação; Ensino Superior; Biblioteca Universitária; Planejamento Estratégico; Gestão de Serviços em Bibliotecas Universitárias; Metodologia da Pesquisa Científica; Normalização Bibliográfica; P`ráticas baseadas em evidências  entre outros.

Gregório Varvakis, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982) e doutorado em Manufacturing Engineering - Loughborough University of Technology (1991). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Depto de Engenharia do Conhecimento atuando no ensino da graduação ( Engenharias e Economia ) e nos programas de Pósgraduação de Engenharia, gestão e mídia do conhecimento e Ciência da Informação . Tem experiência na área de Gestão, com ênfase em Gestão de Processos, Gestão do Conhecimento e Gestão de Organizações de Serviços, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, gestão do conhecimento, gestão de serviços, produtividade, melhoria contínua, tecnologia de informação e fluxo informacional.

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Publicado

2024-10-10

Como Citar

LIRA, R. A.; VARVAKIS, G. Cocriação em bibliotecas universitárias brasileiras: desafios e oportunidades. Em Questão, Porto Alegre, v. 30, 2024. DOI: 10.1590/1808-5245.30.139592. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/139592. Acesso em: 19 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo