Cocriação em bibliotecas universitárias brasileiras
desafios e oportunidades
DOI:
https://doi.org/10.1590/1808-5245.30.139592Palavras-chave:
cocriação, cocriação de valor, cocriação em biblioteca, biblioteca universitária, interaçãoResumo
Com o crescimento da competitividade, tanto para organizações com fins lucrativos quanto sociais, identifica-se a ampliação da interação entre o provedor de serviços e o usuário. Esse aumento de interação resultou, entre outras mudanças, no surgimento/incremento dos processos de cocriação. Diante desse cenário, a pesquisa teve como objetivo compreender o processo de cocriação de valor em bibliotecas universitárias brasileiras. O contexto do estudo abrange os sistemas e /ou redes de bibliotecas das universidades públicas federais brasileiras. A coleta de dados foi efetivada por meio de entrevistas exploratórias com gestores de sistema de bibliotecas; questionário aplicado aos gestores de sistema de bibliotecas das sessenta e três (63) universidades públicas federais brasileiras; e a realização do I Workshop de Cocriação de valor em unidades de informação, no qual foi efetivado o grupo focal, que teve como participantes gestores de unidades de informação e discentes de graduação e pós-graduação. A partir da análise dos dados foi possível identificar aspectos e características que influenciam, diretamente, no processo de cocriação no contexto de bibliotecas universitárias como: comunicação unilateral, burocracia nos processos, interação limitada com o usuário, recursos operantes e operados limitados, entre outros. O aporte teórico da literatura possibilitou a discussão sobre tais aspectos, bem como a realização de inferências sobre eles. A discussão desses aspectos possibilitou propor diretrizes para ampliar os processos de cocriação em bibliotecas universitárias. Como resultado, a pesquisa apresenta um conjunto composto por quatro diretrizes: 1) interação; 2) cooperação; 3) monitoramento; 4) comunicação, que possibilitam ampliar os processos de cocriação no contexto de bibliotecas.
Downloads
Referências
ALVAREZ, E. B. Sistemas de recomendação para bibliotecas universitárias: um aporte teórico da arquitetura da informação. 2017. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2017.
ANDRADE, S. C. R. Rede colaborativa de serviços e produtos de informação no contexto das bibliotecas universitárias brasileiras. 2013. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
BARON, S.; WARNABY, G. Individual customers’ use and integration of resources: empirical findings and organizational implications in the context of value co-creation. Industrial Marketing Management, Amsterdam, v. 40, n. 2, p. 211-218, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2010.06.033. Acesso em: 4 jan. 2021.
CARVALHO, M. M. M. O serviço experiencial em bibliotecas universitárias. 2016. Tese (Doutorado em Gestão) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, 2016.
CHEN, T.; OU YANG, S.; LEO, C. The beginning of value co-creation: understanding dynamics, efforts and betterment. Journal of Service Theory and Practice, Leeds, v. 27, n. 6, p. 1145-1166, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1108/JSTP-12-2015-0257. Acesso em: 20 ago. 2021.
FERNANDES, A. A. Desenvolvimento de novos produtos e serviços: modelos e estratégias para inovar. Lisboa: Lidel, 2017.
GRÖNROOS, C. Marketing: gerenciamento e serviços. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
GRÖNROOS, C. Value co-creation in service logic: a critical analysis. Marketing Theory, Thousand Oaks, v. 11, n. 3, p. 279-301, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1470593111408177. Acesso em: 27 jan. 2021.
GRÖNROOS, C.; GUMMERUS, J. The service revolution and its marketing implications: service logic vs service-dominant logic. Managing Service Quality, Leeds, v. 24, n. 3, p. 206-229, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1108/MSQ-03-2014-0042. Acesso em: 6 mar. 2021.
GRÖNROOS, C.; VOIMA, P. Critical service logic: making sense of value creation and co-creation. Journal of the Academy of Marketing Science, New York, v. 41, p. 133-150, 2013. Disponível em: https://doi.org/ 10.1007/s11747-012-0308-3. Acesso em: 7 mar. 2021.
HEINONEN, K.; STRANDVIK, T. Communication as an element of service value. International Journal of Service Industry Management, Leeds, v. 16, n. 2, p. 186-198, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1108/09564230510592306. Acesso em: 22 ago. 2021.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANISIO TEIXEIRA (INEP). Sinopse estatística da educação superior 2018. Brasília: Inep, 2019.
INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION (ISO). ISO 16439: Information and documentation: methods and procedures for assessing the impact of libraries. Genebra: International Federation of the National Standardizing Associations, 2014.
ISLAM, A; AGARWAL, N. K.; IKEDA, M. Conceptualizing value cocreation for service innovation in academic libraries. Business Information Review, Thousand Oaks, v. 32, p. 45-52, 2015a. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0266382115573155. Acesso em: 26 jan. 2022.
ISLAM, A.; AGARWAL, N. K.; IKEDA, M. How do academic libraries work with their users to co-create value for service innovation? A qualitative survey. Qualitative and Quantitative Methods in Libraries, Atenas, v. 4, p. 637-658, 2015b.
MALAKOOTI ASL, N.; KAKHKI, M. K.; PARIROKH, M. The evaluation of the relationship between customers’ knowledge management and their loyalty to academic libraries. Global Knowledge, Memory and Communication, Leeds, v. 70, n. 3, p. 205-224, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1108/GKMC-12-2018-0104. Acesso em: 6 set. 2021.
PARK, J. G.; LEE, S.; LEE, J. Communication effectiveness on it service relationship quality. Industrial Management & Data Systems, Leeds, v. 114, n. 2, p. 321-336, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1108/IMDS-04-2013-0186. Acesso em: 23 ago. 2021.
PAYNE, A. F.; STORBACKA, K.; FROW, P. Managing the co-creation of value. Journal of the Academy of Marketing Science, New York, v. 36, p. 83-96, 2008. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1007/s11747-007-0070-0. Acesso em: 7 jan. 2021.
PEÑA, A. I. P.; JAMILENA, D. M. F.; MOLINA, M. Á. R. Value co-creation via information and communications technology. Service Industries Journal, London, v. 34, n. 13, p. 1043-1059, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1080/02642069.2014.939641. Acesso em 23 ago. 2020.
PRAHALAD, C. K.; RAMASWAMY, V. Co-creating unique value with customers. Strategy & Leadership, Leeds, v. 32, n. 3, p. 4-9, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1108/10878570410699249. Acesso em: 30 nov. 2021.
RASHID, Y.; TANVEER, A.; SHAUKAT, Z.; SADIQ, I. Value co-creation features: an empirical case study of B2B collaboration and interactions in New Zealand. Digital Library Perspectives, Leeds, v. 36 n. 3, p. 219-229, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1108/DLP-02-2020-0006. Acesso em: 30 nov.2021.
RINTAMÄKI, K. M.; FLEMMING, C.; LEHTO, A. M.; TOUKONEN, J. Creating value for all: joint academic library in the service of five universities. Library Mangemen, Leeds, v. 39, n. 8/9, p. 605-614, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1108/LM-10-2017-0108. Acesso em 18 abr. 2024.
URQUHART, C. Principles and practice in impact assessment for academic libraries. Information and Learning Science, Leeds, v. 119, n. 1/2, p. 121-134, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1108/ ILS-06-2017-0053. Aceso em: 4 jan. 2020.
VARGO, S. L.; LUSCH, R. F. Evolving to a new Dominant Logic for marketing. Journal of Marketing, Thousand Oaks, v. 68, n. 1, p. 1-17, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1509/jmkg.68.1.1.24036. Acesso em: 7 jan. 2020.
VARGO, S. L.; LUSCH, R. F. It’s all B2B… and beyond: toward a systems perspective of the market, Industrial Marketing Management, Amsterdam, v. 40, p. 181-187, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2010.06.026. Acesso em: 23 abr. 2024.
VARGO, S. L.; LUSCH, R. F. Why “service”? Journal of the Academy of Marketing Science, New York, v. 36, n. 1, p. 25-38, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11747-007-0068-7. Acesso em: 7 jan. 2021.
VARGO, S. L.; MAGLIO, P. P.; AKAKA, M. A. On value and value co-creation: a service systems and service logic perspective, European Management Journal, Amsterdam, v. 26 n. 3, p. 145-152, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.emj.2008.04.003. Acesso em: 23 abr. 2024.
VERMA, R. et al. Customer co-creation in service innovation: A matter of communication? Journal of Service Management, Leeds, v. 23, n. 3, p. 311-327, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1108/09564231211248426. Acesso em 20 nov. 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Raquel Lira, Gregório Varvakis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.