O usuário na co-criação de valor em serviços informacionais
fundamentos teóricos
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245.29.124641Palavras-chave:
co-criação de valor, serviços informacionais, estudo de usuáriosResumo
Objetiva-se construir um quadro sinótico de referência acerca da co-criação de valor em serviços informacionais sob a ótica dos usuários, com fins de fundamentos e constructos teóricos para a investigação destes processos. Justifica-se pela carência e insipiência no entendimento de como ocorre a co-criação de valor em bibliotecas, principalmente sobre o viés da participação do usuário, já que predominantemente os estudos se voltam para o provedor de serviços. Trata-se de um ensaio teórico, cuja natureza é conceitual e analítica. Como resultado, espera-se que o quadro de referência possa contribuir para o avanço teórico e desenvolvimento de estudos que permitam a investigação dos processos/elementos de co-criação de valor dos usuários.
Downloads
Referências
AHRAR, Neda; RAHMAN, Azizah Abdul. Value co-creation attributes which influence on e-service: the case of UTM institutional repository. International Journal of Engineering Research and Development, Rajkot, v. 2, n. 9, p. 46-50, 2012.
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Estudos de usuários conforme o paradigma social da ciência da informação: desafios teóricos e práticos de pesquisa. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. 2, p. 23-39, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n2p23. Acesso em: 18 jan. 2023.
ARNOULD, Eric et al. Toward a cultural resource-based theory of the customer. In: LUSCH, Robert; VARGO, Stephen. The service-dominant logic of marketing: dialog, debate and directions. Armonk: M. E. Sharpe, 2006. p. 320-333.
BARON, Steve; WARNABY, Gary. Individual customers' use and integration of resources: empirical findings and organizational implications in the context of value co-creation. Industrial Marketing Management, New York, v. 40, n. 2, p. 211-218, 2011. Available in: https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2010.06.033. Accessed on: 18 jan. 2023.
BECKER, Larissa Carine Braz; SANTOS, Cristiane Pizzuti dos; NAGEL, Mateus de Brito. A relação entre os elementos da co-criação, satisfação e confiança no contexto de serviços. REMmark – Revista brasileira de marketing, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 263-280, 2016.
CAPURRO, Rafael; HJØRLAND, Birger. The concept of information. Annual review of information science and technology, Hoboken, v. 37, n. 1, p. 343-411, 2003. Available in: https://doi.org/10.1002/aris.1440370109. Accessed on: 18 jan. 2023.
CARVALHO, Maria Margarida Melo de; MENEZES, João Rosmaninho de; DOMINGUES, Caroline. A co-criação de valor nos serviços bibliotecários: uma abordagem conceptual em construção. In: JORNADAS LUSO-ESPANHOLAS DE GESTÃO CIENTÍFICA, 22., 2012, Villa Real. Anais [...]. Villa Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2012. p. 1-15.
GOLOOBA, Moses. Factors affecting value co-creation effectiveness in digital library service quality. 2017. Thesis (Doctor of Philosophy in information technology) - International Islamic University Malaysia, Kuala Lumpur, 2017.
HENKEL, Maria et al. Case studies on open innovation in libraries. Proceedings of the Association for Information Science and Technology, Leesburg, v. 54, n. 1, p. 705-706, 2017. Available in: https://doi.org/10.1002/pra2.2017.14505401123. Accessed on: 18 jan. 2023.
ISLAM, Md Anwarul; AGARWAL, Naresh Kumar; IKEDA, Mitsuru. Conceptualizing value co-creation for service innovation in academic libraries. Business Information Review, Thousand Oaks, v. 32, n. 1, p. 45-52, 2015. Available in: https://doi.org/10.1177/0266382115573155. Accessed on: 19 jan. 2023.
JAWORSKI, Bernard; KOHLI, Ajay. Orientação para o mercado: antecedentes e consequências. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 46, p. 82-103, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-75902006000200014. Acesso em: 18 jan. 2023.
LIRA, Raquel Alexandre de et al. Design thinking em bibliotecas: evidências da literatura. P2P e inovação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 104-116, 2019.
PAYNE, Adrian et al. Managing the co-creation of value. Journal of the academy of marketing science, New York, v. 36, n. 1, p. 83-96, 2008. Available in: https://doi.org/10.1007/s11747-007-0070-0. Accessed on: 19 jan. 2023.
PETERSEN, Sidsel. Dokk1: La co-creazione come nuovo metodo di lavoro in biblioteca. AIB studi: Rivista di biblioteconomia e scienze dell'informazione, Roma, v. 56, n. 3, p. 6, 2016. Disponibile in: https://doi.org/10.2426/aibstudi-11510. Accesso a: 19 jan. 2023.
PRAHALAD, Coimbatore Krishnarao; RAMASWAMY, Venkat. Co-creation experiences: the next practice in value creation. Journal of Interactive Marketing, New York, v. 18, n. 3, p. 5-14, 2004. Available in: https://doi.org/10.1002/dir.20015. Accessed on: 19 jan. 2023.
RAMASWAMY, Venkat; GOUILLART, Francis. Building the co-creative enterprise. Harvard business review, Watertown, v. 88, n. 10, p. 100-109, 2010.
REDDACLIFF, Anne. If margaret mead was a librarian: observation and visitor experience at libraries in Russia and the Baltic States. Journal of the Australian Library and Information Association, Abingdon, v. 66, n. 1, p. 17-27, 2017. Available in: https://doi.org/10.1080/00049670.2017.1283739. Accessed on: 19 jan. 2023.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2017.
RODRIGUES, Virginia Lucia; CARDOSO, Ana Maria Pereira. O campo de estudos de usuários na ciência da informação brasileira: uma revisão sistemática da literatura. Em Questão, Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 234-251, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.19132/1808-5245232.234-251. Acesso em: 19 jan. 2023.
ROMERO, David; MOLINA, Arturo. Collaborative networked organizations and customer communities: value co-creation and co-innovation in the networking era. Production Planning & Control, Abingdon, v. 22, p. 447-472, 2011. Available in: https://doi.org/10.1080/09537287.2010.536619. Accessed on: 19 jan. 2023.
ROQUE, Isaac Brito; VIEIRA, David Vernon. Design thinking na elaboração de uma proposta de sinalização da Biblioteca Universitária da UFCA: relato de pesquisa. Informação@ Profissões, Londrina, v. 8, n. 2, p. 20-41, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5433/2317-4390.2019v8n2p20. Acesso em: 19 jan. 2023.
SAMSON, Sue; GRANATH, Kim; ALGER, Adrienne. Journey mapping the user experience. College & Research Libraries, Chicago, v. 78, n. 4, p. 459, 2017. Available in: https://doi.org/10.5860/crl.78.4.459. Accessed on: 19 jan. 2023.
SCHREIER, Martin; FUCHS, Christoph; DAHL, Darren. The innovation effect of user design: Exploring consumers’ innovation perceptions of firms selling products designed by users. Journal of Marketing, Thousand Oaks, v. 76, n. 5, p. 18-32, 2012. Available in: https://doi.org/10.1509/jm.10.0462. Accessed on: 19 jan. 2023.
SIDDIKE, Md Abul Kalam; UMEMOTO, Katsuhiro; KOHDA, Youji. Transformation of public libraries: co-creation of values at multipurpose community learning centers. In: IIAI 3RD INTERNATIONAL CONFERENCE ON ADVANCED APPLIED INFORMATICS, 3., 2014, Kitakyushu, Japan. Proceedings [...]. Kitakyushu: IIAI, p. 2014. p. 109-114.
SILVEIRA, Murilo Mauro; VARVAKIS, Gregório. Gestão do Conhecimento e co-criação de valor em Serviços Informacionais. Investigación Bibliotecológica, Ciudad de México, v. 35, n. 86, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22201/iibi.24488321xe.2021.86.58255. Acesso em: 19 jan. 2023.
TRISCHLER, Jakob; PERVAN, Simon; SCOTT, Donald Robert. Exploring the “black box” of customer co-creation processes. Journal of Services Marketing, Bingley, v. 31, n. 3, p. 265-280, 2016. Available in: https://doi.org/10.1108/JSM-03-2016-0120. Accessed on: 19 jan. 2023.
VARGO, Stephen; LUSCH, Robert. Evolving to a new dominant logic for marketing. Journal of Marketing, Thousand Oaks, v. 68, p. 1-17, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Murilo Mauro Silveira, Gregório Varvakis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.