Práticas Informacionais de Blogueiros Literários

Autores

  • Jéssica Patrícia Silva de Sá Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos Alberto Ávila Araújo Professor associado da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245261.132-160

Palavras-chave:

Práticas Informacionais, Blogs literários, Blogueiros, Webrings, Compartilhamento de leituras.

Resumo

Nesse artigo são apresentados os resultados de uma investigação que buscou averiguar as práticas informacionais dos blogueiros literários no que diz respeito aos seus papéis como leitores, produtores de conteúdo e mediadores de leitura nos webrings - os círculos sociais de blogueiros - pertencentes à blogosfera literária. Por se tratar de uma pesquisa de cunho qualitativo em profundidade, a metodologia consistiu no uso da netnografia, que possibilitou uma imersão na blogosfera literária, utilizando-se a análise documental e a entrevista semiestruturada como técnicas de coleta de dados. Os resultados apontaram as práticas informacionais realizadas pelas oito blogueiras identificadas na amostra, que foram elencadas em quatro categorias: leitura, identidade, ações de informação e interação. A respeito dos papéis exercidos pelas blogueiras na blogosfera literária, identificou-se que elas atuam como leitoras e como produtoras de conteúdo, não sendo consideradas como mediadoras de leitura, apesar de incentivarem a leitura em seus blogs. A motivação de cada blogueira tanto para adentrar na blogosfera literária como para manter seu blog ativo perpassa por questões pessoais, que vão além da simples vontade de compartilhar leituras: a necessidade de trabalhar a timidez, ter voz ativa e ser ouvida por outras pessoas, poder expressar sua opinião sobre as leituras, ser um exemplo para os filhos e mantê-los próximos, escapar da solidão, a responsabilidade com as parcerias editoriais e com os leitores do blog. No que tange à formação dos webrings, constatou-se que eles são formados tanto de forma virtual como presencial, por meio dos eventos literários. Contudo, a interação entre os blogueiros literários ocorre predominantemente no meio virtual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Patrícia Silva de Sá, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Integrante do grupo de Estudos em Práticas Informacionais e Cultura (EPIC) desde setembro de 2017. Atualmente é bolsista no GIZ - Diretoria de Inovação e Metodologias do Ensino Superior (UFMG) no Programa de Incentivo à Formação Docente (PIFD). Atuou por três anos como Auxiliar de Biblioteca Escolar no âmbito da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Em 2015 recebeu o V Prêmio Carol Kuhlthau do Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar (GEBE), vinculado à Escola de Ciência da Informação da UFMG, pelo desenvolvimento do projeto Clube do Livro na Escola Municipal Aurélio Pires. Tem interesse nas áreas de práticas informacionais e estudos de usuários da informação, com enfoque na apropriação da leitura literária e compartilhamento de leituras.

Carlos Alberto Ávila Araújo, Professor associado da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais

Professor associado da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, da qual foi diretor de 2014 a 2017. Presidente da Associação de Educação e Pesquisa em Ciência da Informação da Iberoamérica e Caribe - EDICIC (2016-2020). Foi vice-presidente da ANCIB - Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (2016-2018). Graduado em Jornalismo (1996), mestre em Comunicação Social (2000) e doutor em Ciência da Informação (2005) pela UFMG. Pós-doutor pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2011). Foi Editor Adjunto da revista Perspectivas em Ciência da Informação (1413-9936) de 2007 a 2011 e de 2013 e 2015. Fez parte, em 2008, da Comissão de planejamento e desenvolvimento do projeto pedagógico do curso de graduação em Arquivologia da UFMG e, em 2009, foi presidente da Comissão de planejamento e desenvolvimento do projeto pedagógico do curso de Museologia da UFMG. Foi membro da diretoria da Abecin. Atua nas áreas de Epistemologia da Ciência da Informação e suas relações com a Arquivologia, a Biblioteconomia e a Museologia, Estudos de Usuários da Informação.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

SILVA DE SÁ, J. P.; ÁVILA ARAÚJO, C. A. Práticas Informacionais de Blogueiros Literários. Em Questão, Porto Alegre, v. 26, n. 1, p. 132–160, 2020. DOI: 10.19132/1808-5245261.132-160. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/88287. Acesso em: 9 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos