Periódicos científicos na área Comunicação e Informação

consolidação do índice h e as questões éticas sobre sua utilização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-5245.30.136673

Palavras-chave:

revistas científicas, índice h, google acadêmico, métricas, ética

Resumo

Trata-se de uma pesquisa sobre o impacto do uso do índice h na avaliação de periódicos científicos. Mais exatamente, pretende-se verificar a utilização de tais métricas para classificar um conjunto de periódicos brasileiros da área Comunicação e Informação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A abordagem metodológica compreende um exame exploratório por meio do qual 20 revistas científicas da área tiveram seus dados extraídos a partir do Google Scholar Metrics no dia 4 de julho de 2022. A coleta também envolveu registro dos metadados de autoria, URL da publicação, periódico, ano e total de citações recebidas. A análise dos dados foi realizada a partir de um cálculo para medida de autocitação do próprio periódico e, em seguida, um periódico teve sua análise destacada. Os resultados demonstraram que duas revistas se destacaram na porcentagem de citação, volume de citações advindo de erros de metadados e falta de metadados estruturados para análise da fonte. Assim sendo, a despeito do índice h ser uma métrica interessante para a avaliação de periódicos na área Comunicação e Informação, considera-se que ela poderia ser complementada por avaliações qualitativas capazes de compreender os desafios éticos necessários para garantir uma avaliação justa e adequada da pesquisa acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Fernando D'Almonte, Universidade Federal da Bahia

Possui Graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000), Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2002) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2008). É Professor e Pesquisador do PPGCOM/UFBA.

Fabio Assis Pinho, Universidade Federal de Pernambuco

Possui Graduação (2002) em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela UFSCar. Mestre (2006) e Doutor (2010) em Ciência da Informação pela UNESP. Professor e Pesquisador no PPGCI/UFPE. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Thaiane Moreira de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Possui Graduação em Comunicação Social (2007), Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Comunicação pela UFF. É Membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Professora e Pesquisadora no PPGCOM/UFF. Pesquisadora em Produtividade do CNPq.

Marcelo Alves dos Santos Junior, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo (2013) pela UFSJ. Mestre (2016) e Doutor (2019) em Comunicação pela UFF. Professor e Pesquisador no PPGCOM/PUC-Rio

Ronaldo Ferreira de Araújo, Universidade Federal de Alagoas

Possui Graduação em Ciência da Informação (2006) pela PUC-Minas. Mestre (2009) e Doutor (2015) em Ciência da Informação pela UFMG. Professor e Pesquisador no PPGCI/UFAL. Pesquisador visitante da Leiden University.

Ana Carolina Rocha Pessoa Temer , Universidade Federal de Goiás

Possui Graduação em Comunicação Social - Jornalismo (1980) pela UFRJ, Mestre (1998) e Doutora (2001) em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Pós-Doutorado pela UFRJ e UFPE. Professora e Pesquisadora Visitante.

Francisco Paulo Jamil Marques, Universidade Federal do Paraná

Possui Graduação em Comunicação Social - Jornalismo (2001) pela UFC. Mestre (2004) e Doutor (2008) em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Professor e Pesquisador no PPGCOM/UFPR.

Mozahir Salomão Bruck, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui Graduação em Comunicação Social - Jornalismo (1986) pela PUC-Minas. Mestre (2000) em Comunicação pela UFRJ. Doutor (2008) em Letras pela PUC-Minas. Pós-Doutorado pela Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal). Professor e Pesquisador no PPGCOM/PUC-Minas.

Referências

BORNMANN, L.; DANIEL, H. D. The state of h index research. Is the h index the ideal way to measure research performance? EMBO Reports, Heidelberg, v. 10, n. 1, p. 2-6, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1038/embor.2008.233. Acesso em: 14 mar. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Relatório do Qualis Periódicos - Área 31: Comunicação e Informação. Brasília: CAPES, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/relatorio-qualis-comunicacao-informacao-pdf. Acesso em: 7 nov. 2023.

CANTO, F. L. Avaliação de impacto de periódicos ibero-americanos com base no índice h5 do Google Scholar Metrics. 2022. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022.

CANTO, F. L.; PINTO, A. L.; DIAS, T .M. R.; GAVRON, E. M.; TALAU, M. Gsm_hdata: a bibliometric tool to analyze data from google scholar metrics. Mobile Networks and Applications, Berlin, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11036-023-02258-9. Acesso em: 20 fev. 2024.

CANTO, F. L.; PINTO, A. L.; GAVRON, E. M.; TALAU, M. Latin American and Caribbean journals indexed in Google Scholar Metrics. Scientometrics, Budapeste, v. 127, p. 763-783, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11192-021-04237-x. Acesso em: 20 fev. 2024.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Plataforma Sucupira: Qualis. Brasília, 2022. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf. Acesso em: 20 fev. 2024.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Documento técnico do Qualis Periódicos. Brasília, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/avaliacao/avaliacao-quadrienal-2017/DocumentotcnicoQualisPeridicosfinal.pdf. Acesso em: 20 fev. 2024.

COSTA, H.; CANTO, F. L.; PINTO, A. L. Google Scholar Metrics e a proposta do novo Qualis: impacto dos periódicos brasileiros de Ciência da Informação. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 30, n. 1, p. 1-16, 2020. Disponível em:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n1.50676. Acesso em: 20 fev. 2024.

EISENLOHR, P. et al. Thinking better about high-quality science: a look at some ethical flaws and productivity evaluation. Brazilian Journal of Biology, São Carlos, v. 74, n. 4, p.1009-1010, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1519-6984.17413. Acesso em: 20 fev. 2024.

FONG, E. A.; WILHITE, A. W. Authorship and citation manipulation in academic research. PloS One, São Francisco, v. 12, n. 12, p. 1-34, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0187394. Acesso em: 20 fev. 2024.

GOOGLE SCHOLAR. Artigos que citam Knowledge management: the field’s constitution, themes, and research […]. Califórnia, [2023?]. Disponível em: https://scholar.google.com/citations?hl=pt-BR&venue=wNMkUMmBG1sJ.2022&view_op=hcore_citedby&hcore_pos=0. Acesso em: 20 fev. 2024.

HARZING, A. W. Publish or perish. London, 2007. Disponível em: https://harzing.com/resources/publish-or-perish. Acesso em: 14 mar. 2024.

HIRSCH, J. E. An index to quantify an individual’s scientific research output. Proceedings of the National Academy of Sciences, Washington, v. 102, n, 46, p. 16569-16572, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1073/pnas.0507655102. Acesso em: 20 fev. 2024.

IOANNIDIS, J. P. A. A generalized view of self-citation: direct, co-author, collaborative, and coercive induced self-citation. Journal of Psychosomatic Research, Oxford, v. 78, n. 1, p. 7-11, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jpsychores.2014.11.008. Acesso em: 20 fev. 2024.

JACSÓ, P. Metadata mega mess in Google Scholar. Online Information Review, Bradford, v. 34, n. 1, p. 175-191, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1108/14684521011024191. Acesso em: 20 fev. 2024.

JACSÓ, P. Google Scholar duped and deduped: the aura of “robometrics”. Online Information Review, Bradford, v. 35, n. 1, p. 154-160, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1108/14684521111113632 .Acesso em: 20 fev. 2024.

KOUSHA, K.; THELWALL, M. Sources of Google Scholar citations outside the Science Citation Index: a comparison between four science disciplines. Scientometrics, Dordrecht, v. 74, n. 2, p. 273-294, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11192-008-0217-x. Acesso em: 20 fev. 2024.

LÓPEZ-CÓZAR, E. D.; ROBINSON-GARCÍA, N.; TORRES-SALINAS, D. The Google Scholar Experiment: how to index false papers and manipulate bibliometric indicators. Journal of the Association for Information Science and Technology, New York, v. 65, n. 3, p. 446-454, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1002/asi.23056. Acesso em: 20 fev. 2024.

MARTÍN-MARTÍN, A. et al. Google Scholar, Web of Science, and Scopus: a systematic comparison of citations in 252 subject categories. Journal of Informetrics, Amsterdam, v. 12, n. 4, p. 1160-1177, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.joi.2018.09.002. Acesso em: 20 fev. 2024.

MIRANDA, G. Quatro revistas brasileiras são suspensas de índice internacional. Folha de S. Paulo, São Paulo, 3 jul. 2013.

ONBEKEND, N.; WALTMAN, L.; RIJCKE, S. What do we know about journal citation cartels? A call for information. CWTS: Meaningful Metrics -Blog archive. Leiden, 24 June 2016.

OPTHOF, T. Inflation of impact factors by journal self-citation in cardiovascular science. Netherlands Heart Journal, Amsterdam, v. 21, n. 4, p. 163-165, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s12471-013-0384-0. Acesso em: 18 out. 2023.

PARIJA, S. C.; MANDAL, J.; POONAMBATH, D. K.; HALDER, A. Ethical dilemmas and etiquettes of scientific publication. In: PARIJA, S. C.; KATE, V. (org.) Writing and publishing a scientific research paper. Springer: Berlin, 2017. p. 189-195.

PINTO, A. L.; CANTO, F. L.; GAVRON, E. M.; TALAU, M. Periódicos científicos brasileiros indexados no Google Scholar Metrics. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 30, n. 4, p. 1-18, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n4.57048. Acesso em: 20 fev. 2024.

SCIENCE-MATRIX. Analytical support for bibliometrics indicators: open access availability of scientific publications. Montréal, 2018. Disponível em: https://www.science-metrix.com/sites/default/files/science-metrix/publications/science-metrix_open_access_availability_scientific_publications_report.pdf. Acesso em: 31 ago. 2023.

SILVA, J. A. T. The Google Scholar h-index: useful but burdensome metric. Scientometrics, Dordrecht, v. 117, n. 1, p. 631-635, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11192-018-2859-7. Acesso em: 31 ago. 2023.

SILVA, J. A. T; DOBRÁNSZKI, J. Multiple versions of the h-index: cautionary use for formal academic purposes. Scientometrics, Dordrecht, v. 115, n. 2, p. 1107-1113, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11192-018-2684-z.Acesso em: 31 ago. 2023.

Publicado

2024-04-01

Como Citar

D’ALMONTE, Edson Fernando; ASSIS PINHO, Fabio; MOREIRA DE OLIVEIRA, Thaiane; ALVES DOS SANTOS JUNIOR, Marcelo; FERREIRA DE ARAÚJO, Ronaldo; ROCHA PESSOA TEMER , Ana Carolina; JAMIL MARQUES, Francisco Paulo; SALOMÃO BRUCK, Mozahir. Periódicos científicos na área Comunicação e Informação: consolidação do índice h e as questões éticas sobre sua utilização. Em Questão, Porto Alegre, v. 30, p. 136673, 2024. DOI: 10.1590/1808-5245.30.136673. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/136673. Acesso em: 20 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigo

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.