A produção editorial de revistas científicas on-line: uma análise de publicações brasileiras da área da Comunicação
Palavras-chave:
Ciência. Comunicação. Revistas científicas on-line. Produção editorial. Design.Resumo
O artigo apresenta resultados de pesquisa que teve como objetivo identificar tendências na produção editorial de revistas científicas brasileiras on-line do campo da Comunicação, focando-se no design das publicações. Foram objeto de estudo os periódicos Comunicação, Mídia e Consumo; E-Compós; Eptic On Line, Galáxia; Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação; Intexto; Revista FAMECOS; Revista Fronteiras;e Studium; classificados como Qualis A Nacional em 2008. A análise considerou o fluxo de produção das revistas – do planejamento à circulação – que se reflete no produto final disponível aos leitores, identificando também tendências de uso de imagens como recurso para construção de conhecimento nessas publicações. Constatou-se que, apesar de algumas mudanças indicarem a influência da tecnologia informática na produção das revistas que compõem o corpus, sobretudo na etapa de circulação dos títulos, tais alterações não aparecem em todas as etapas das práticas editoriais. A escrita e a edição dos conteúdos mantêm-se fortemente ancoradas nas bases da cultura impressa, refletindo fortemente valores e hábitos da comunidade científica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Raquel da Silva Castedo, Ana Gruszynski

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.