Ciência aberta

argumentos e desafios para sua legitimação científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-5245.30.135618

Palavras-chave:

Ciência Aberta, Legitimidade, Desafios

Resumo

A ciência aberta é representada como uma proposta de produção e circulação do conhecimento científico colaborativo, que busca compartilhar as pesquisas desenvolvidas permitindo o acesso de todos ao conhecimento produzido. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi identificar na literatura quais são os argumentos utilizados nas pesquisas para legitimar a ciência aberta, apresentando suas respectivas diretrizes de sustentação, e indicar os desafios enfrentados no processo. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura (teses, dissertações e artigos) nas plataformas BDTD e SciELO, analisando as publicações científicas que desenvolveram essa temática. Realizou-se uma análise de conteúdo nos documentos selecionados para classificar as diretivas argumentativas de validação utilizadas nos achados, sobre a prática da ciência aberta. Os resultados demonstram que a ciência aberta potencializa o desenvolvimento científico e social, revelando que a maioria dos estudos conduz as pesquisas baseando-se em diretrizes de cunho epistemológico e ético-legal-cultural. Quanto aos desafios mais latentes foi possível identificar a falta de regulamentações padronizadas para conduzir a utilização da ciência aberta e a necessidade de sua promoção e valorização. Deste modo, considera-se que a ciência é um ecossistema com capacidade de promover avanços científicos e sociais, apresentando benefícios valiosos para a produção científica, com desafios passíveis de serem superados. 

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Biografia do Autor

Michele Urrutia Heinz, Universidade Federal do Rio Grande

Doutoranda no Programa de Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, instituição onde atua como técnica administrativa em educação, desde 2007. Mestre em Ciências Contábeis (linha Ensino e Pesquisa), graduada em Ciências Contábeis . Tem interesse pelos temas: empreendedorismo e inovação, teorias educacionais, filosofia da diferenças, metodologias ativas de ensino, ciência, tecnologia e sociedade (CTS), formação cidadã, educação inclusiva e ciência aberta. Contato: micheleurrutia@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9410-3734 

Angélica Conceição Dias Miranda, Universidade Federal do Rio Grande

Angélica Conceição Dias Miranda concluiu o Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento em 2010, mestrado em Engenharia de Produção em 2003, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado em Educação em Ciências : química da vida e da Saúde, pela FURG. É professora associada, Dedicação Exclusiva - DE, na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração (orientação de mestrado) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (orientação de mestrado e doutorado), ambos na FURG. Lider e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CITEG - Ciência, Informação e Tecnologia e Gestão - FURG. Coordena o Portal de Periódicos eletrônicos da FURG (http://www.seer.furg.br) e o Repositório Institucional (repositorio.furg.br). CV: http://lattes.cnpq.br/2480208555392243 EXIT - https://www.directorioexit.info/ficha3023 <div itemscope itemtype="https://schema.org/Person"><a itemprop="sameAs" content="https://orcid.org/0000-0003-3624-4616" </div>

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Publicado

2024-02-08

Como Citar

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Artigo