Arte e Publicidade: uma parceria nem sempre evidente

Autores

  • Lais Romero Pancote Universidade Tuiuti do Paraná

Palavras-chave:

Arte. Publicidade. Consumo.

Resumo

Este artigo pretende elucidar algumas estratégias persuasivas utilizadas na construção de campanhas publicitárias, em um percurso analítico que vai da percepção dos elementos expressivos da mensagem até a interpretação da ação pretendida pelo anunciante. Aborda como a presença, as releituras ou correlações de obras de arte fornecem credibilidade às campanhas e como essa sensação provocada pode desencadear diferentes efeitos de sentido. A análise é composta por dois conjuntos de imagens, o primeiro é composto por figuras que remetem ao quadro de Manet Almoço na Relva, e o segundo é uma publicidade do banco Itaú Personalité que faz referência à obra de Rodin, O Pensador.

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Biografia do Autor

Lais Romero Pancote, Universidade Tuiuti do Paraná

Mestranda do curso de Comunicação e Linguagens da UTP. Pós-graduada pela Universidade Positivo em Cultura, Artes e Saberes Contemporâneos (2007) e graduada em Desenho Industrial - Programação Visual pela PUCPR (2004).

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Publicado

2010-12-20

Como Citar

PANCOTE, L. R. Arte e Publicidade: uma parceria nem sempre evidente. Em Questão, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 219–233, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/13017. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo