Com a palavra, o usuário com deficiência e a realidade vivenciada nas bibliotecas
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245.29.126836Palavras-chave:
usuários com deficiência, estudo de usuário, educação especial, bibliotecasResumo
O usuário pode ser considerado uma fonte de informação importante para as bibliotecas no que diz respeito à elaboração e ao direcionamento de produtos e serviços desenvolvidos para ele, principalmente se for uma pessoa com deficiência. No entanto, apesar da recomendação e orientação na literatura, esse usuário ainda não é atendido como esperado no que se refere ao acesso e acessibilidade na biblioteca. Sob essa perspectiva, objetivou-se conhecer, junto a nove usuários com deficiência, a relação entre eles e as bibliotecas, desde a infância até a fase atual, e como, na visão deles, os profissionais da biblioteca poderiam oferecer atendimentos mais inclusivos. Como um estudo de usuários, buscou-se a construção do presente texto por meio de um referencial teórico que reuniu materiais em língua portuguesa, sem recorte temporal, associados à gravação de vídeos realizada pelos próprios usuários convidados. Os resultados apontaram duas situações em uma mesma realidade: de um lado, usuários que encontraram, nas bibliotecas escolares, apoio para seu desenvolvimento; por outro lado, os que a conheceram apenas no Ensino Superior, momento em que se unem ao apontar que a biblioteca universitária oferece melhores condições de uso e frequência, mesmo em meio a algumas dificuldades. O estudo permitiu concluir que essa relação pode ser satisfatória em diversos pontos, principalmente se o usuário da informação for ouvido e colaborar em seu processo inclusivo nas bibliotecas.
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