Com a palavra, o usuário com deficiência e a realidade vivenciada nas bibliotecas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245.29.126836

Palavras-chave:

usuários com deficiência, estudo de usuário, educação especial, bibliotecas

Resumo

O usuário pode ser considerado uma fonte de informação importante para as bibliotecas no que diz respeito à elaboração e ao direcionamento de produtos e serviços desenvolvidos para ele, principalmente se for uma pessoa com deficiência. No entanto, apesar da recomendação e orientação na literatura, esse usuário ainda não é atendido como esperado no que se refere ao acesso e acessibilidade na biblioteca. Sob essa perspectiva, objetivou-se conhecer, junto a nove usuários com deficiência, a relação entre eles e as bibliotecas, desde a infância até a fase atual, e como, na visão deles, os profissionais da biblioteca poderiam oferecer atendimentos mais inclusivos. Como um estudo de usuários, buscou-se a construção do presente texto por meio de um referencial teórico que reuniu materiais em língua portuguesa, sem recorte temporal, associados à gravação de vídeos realizada pelos próprios usuários convidados. Os resultados apontaram duas situações em uma mesma realidade: de um lado, usuários que encontraram, nas bibliotecas escolares, apoio para seu desenvolvimento; por outro lado, os que a conheceram apenas no Ensino Superior, momento em que se unem ao apontar que a biblioteca universitária oferece melhores condições de uso e frequência, mesmo em meio a algumas dificuldades. O estudo permitiu concluir que essa relação pode ser satisfatória em diversos pontos, principalmente se o usuário da informação for ouvido e colaborar em seu processo inclusivo nas bibliotecas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle da Silva Pinheiro Wellichan, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Bibliotecária e Pedagoga Especialista. Mestra em Ciência da Informação e Doutoranda em Educação, na linha de Educação Especial no Programa de Pós-Graduação na UNESP/Marília.

Eduardo José Manzini , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutor; Universidade Estadual Paulista, Marília, SP, Brasil.

Referências

ALVES, Mariana de Sousa. Biblioteca comunitária: conceitos, relevância cultural e políticas. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 16, p. 1-29, 2020.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 9050: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.

BAMPI, Luciana Neves da Silva; GUILHEM, Dirce; ALVES, Elioenai Dornelles. Modelo social: uma nova abordagem para o tema deficiência. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 18, n. 4, jul./ago. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-11692010000400022. Acesso em: 11 nov. 2021.

BAPTISTA, Claudio Roberto. Política pública, Educação Especial e escolarização no Brasil. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e217423, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634201945217423. Acesso em: 13 nov. 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BARONI, Alexandre Carvalho. Prefacio. In: BRASIL. Secretaria Especial de Direitos Humanos. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Convenção sobre direitos das pessoas com deficiência comentada. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2008. p. 16-17.

BISOL, Claudia Alcati; PEGORINI, Nicoli Naji; VALENTINI, Carla Beatris. Pensar a deficiência a partir dos modelos médico, social e pós-social. Cadernos de pesquisa, São Luís, v. 24, n. 1, jan./abr. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n1p87-100. Acesso em: 12 nov. 2021.

BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC, 2008.

BRASIL. Lei n. 13.146 de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 127, p. 2, 7 jul. 2015a.

COSTA, Ana Cristina de Almeida; CHALLUB, Tania. O uso das tecnologias assistivas na mediação da informação em biblioteca escolar: acessibilidade para alunos com deficiência visual. Biblioteca escolar em revista, Ribeirão Preto, v. 7, n. 2, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2021.184665. Acesso em: 10 nov. 2021.

CUNHA, Murilo Bastos; AMARAL, Sueli Angélica do; DANTAS, Edmundo Brandão. Manual de Estudo de Usuários da Informação. São Paulo: Atlas, 2015.

DELIBERATO, Débora. Acessibilidade comunicativa no contexto acadêmico. In: MANZINI, Eduardo José (org.). Inclusão do aluno com deficiência na escola: os desafios continuam. Marília: ABPEE, 2007. p. 25-36.

DELIBERATO, Débora. Uso de expressões orais durante a implementação do recurso de comunicação suplementar e alternativa. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 15, n. 3, p. 369-388, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-65382009000300003. Acesso em: 17 mar. 2023.

DZIEKANIAK, Cibele Vasconcelos. Participação do bibliotecário nas comissões de avaliação do ministério da educação (MEC) nos processos de reconhecimento de cursos de graduação. BIBLOS - Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 18, p. 169-178, 2006.

FERNANDES NETO, Almir Eduardo; SANTOS, Rosa Milena. Formação de leitores através da inclusão social por audiolivro para pessoas com necessidades especiais (PNE) de visão. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 28., 2019, Vitória, ES. Anais [...]. Vitória: FEBAB, 2019. p. 1-6.

FIALHO, Janaina; SILVA, Daiane de Oliveira. Informação e conhecimento acessíveis aos deficientes visuais nas bibliotecas universitárias. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p. 153-168, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-99362012000100009. Acesso em: 28 nov. 2021.

FIGUEIREDO, Nice Menezes. Estudo de usuários. Brasília: IBICT, 1994.

FLORINDO, Girlane Maria Ferreira; MAGALHÂES Maria Isabel. Letramentos e discursos entre pessoas com deficiência visual de uma biblioteca pública do Distrito Federal. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 3., 2018, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Realize Eventos Científicos e Editora, 2018. p. 1-12.

FRANÇA, Tiago Henrique. Modelo social da deficiência: uma ferramenta sociológica para a emancipação social. Lutas Sociais, São Paulo, v. 17 n. 31, p. 59-73, jul./dez. 2013.

FRANCO, Eliana Paes Cardoso; SILVA, Manoela Cristina Correia Carvalho da. Audiodescrição: breve passeio histórico. In: MOTTA, Lívia Maria Villela de Mello; ROMEU FILHO, Paulo (org.). Audiodescrição transformando imagens em palavras. São Paulo: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, 2010. p. 23-42.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Resumo técnico do Censo da Educação Superior. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2015b.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE). Censo demográfico 2010: Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS (IFLA). Manifesto IFLA/UNESCO para biblioteca escolar. IFLA, São Paulo, 1999.

LEÃO, Bruna Alves. Teatro acessível para crianças com deficiência visual: a audiodescrição de A Vaca Lelé. 2012. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2012.

MAIA, Marcos Felipe Gonçalves; GUERRA, Maria das Graças Gonçalves Vieira. Princípios avaliativos para biblioteca universitária: promovendo cultura, arte e conhecimento para além do acervo de livros. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 18, p. e020013, 2020.

MALHEIROS, Tania Milca; CUNHA, Murilo Bastos. As bibliotecas como facilitadoras no acesso à informação por usuários com deficiência visual. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 16, n. 1, p.146-170, jan./abr. 2018.

MANZINI, Eduardo José. Análise de entrevista. Marília: ABPEE, 2020.

MANZINI, Eduardo José; OLIVEIRA, Jaima Pinheiro; GERMANO, Gisele (org.). Política de e para educação especial. Marilia: ABPEE, 2018.

PICCOLO, Gustavo Martins; MOSCARDINI, Saulo Fantato; COSTA, Vanderlei Balbino. A historiografia das produções em periódicos de Sadao Omote. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 16, n. 1, p. 107-126, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-65382010000100009. Acesso em: 10 nov. 2021.

OLIVEIRA, Joelma Gualberto. Processo de avaliação do INEP / MEC de bibliotecas universitárias pertencentes às instituições de educação superior privadas de Belo Horizonte/MG. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

OMOTE, Sadao. A integração do deficiente: um pseudoproblema científico. Temas em psicologia, Ribeirão Preto, v. 3, n. 2, p. 55-62, ago. 1995.

OMOTE, Sadao. Inclusão e a questão das diferenças na educação. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 3, p. 251-272, 2006.

OMOTE, Sadao. Quatro décadas de Educação Especial no Estado de São Paulo. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 33, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984686X53133. Acesso em: 10 nov. 2021.

PINTO, Flávia Virginia Melo; ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Estudos de usuários: quais as diferenças entre os conceitos comportamento informacional e práticas informacionais? Ciência da informação em revista, Maceió, v. 6, n. 3, p. 15-33, set./dez. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.28998/cirev.2019v6n3b. Acesso em: 10 nov. 2021.

SANTOS, Marcos Pastana; DINIZ, Cládice Nóbile. A inclusão dos usuários com Transtorno de Espectro Autista pela prática do letramento informacional na biblioteca escolar. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 23, n. 1, p. 92-106, dez./mar. 2018.

SANZ CASADO, Elias. Manual de estudos de usuários. Madrid: Pirâmide, 1994.

SILVA, Otto Marques. A Epopeia ignorada: a pessoa deficiente na história do mundo de ontem e de hoje. São Paulo: Cedas, 1987.

SOUSA, Clemilda dos Santos; ALVES, Soraya Ferreira. A Audiodescrição como recurso de acesso à informação na produção de acervo para pessoas com deficiência visual. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 28., 2019, Vitória. Anais [...]. Vitória: FEBAB, 2019. p. 1-5.

SOUSA, Lázaro Mourão. Educação Especial no Brasil: o que a história nos conta sobre a educação da pessoa com deficiência. Bibliomar, São Luís, v. 19, n. 1, jan./jun. 2020.

STROPARO, Eliane Maria; MOREIRA, Laura Ceretta. Bibliotecas universitárias federais brasileiras: acessibilidade/avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Educação, Santa Maria, v. 46, n. 1, p. 1-20, jan./dez. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984644440029. Acesso em: 23 nov. 2021.

TANUS, Gabrielle Francinne Souza Carvalho. Enlace entre os estudos de usuários e os paradigmas da ciência da informação: de usuário a sujeitos pós-modernos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 144-173, jul./dez. 2014.

WELLICHAN, Danielle da Silva Pinheiro; MANZINI, Eduardo José. Usuários da informação com deficiência em bibliotecas: uma análise da produção científica em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 3, p. 172-203, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.19132/1808-5245273.172-203. Acesso em: 29 nov. 2021.

WELLICHAN, Danielle da Silva Pinheiro; LINO, Carla Cristine Tescaro Santos; MANZINI, Eduardo José. Biblioteca na vida acadêmica do estudante surdo: um relato de experiência. InCID: Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 12, n. 2, p. 284-304, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v12i2p284-304. Acesso em: 29 nov. 2021.

Downloads

Publicado

2023-05-18

Como Citar

WELLICHAN, D. da S. P.; MANZINI , E. J. Com a palavra, o usuário com deficiência e a realidade vivenciada nas bibliotecas. Em Questão, Porto Alegre, v. 29, p. 126836, 2023. DOI: 10.19132/1808-5245.29.126836. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/126836. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo