Abordagens temáticas da competência em informação

uma análise temporal a partir da produção científica indexada na Web of Science (1974-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245284.122771

Palavras-chave:

competência em informação, produção científica, Web of Science

Resumo

Aborda o desenvolvimento da pesquisa sobre Competência em Informação, por meio de análise temporal das temáticas da produção científica sobre o tema. O universo do estudo é composto pelos documentos sobre Competência em Informação indexados na coleção principal da Web of Science entre 1974 e 2019. A análise das temáticas é baseada nas palavras-chave atribuídas pelos autores. Foram identificadas 6.108 palavras-chave, somando 15.289 menções, em 2.918 documentos. Os descritores foram associados as fases de desenvolvimento do movimento da Competência em Informação, de 1974-1989, 1990-1999, 2000-2009, 2010-2019. A análise temporal indica diminuição da variabilidade terminológica, apontando a consolidação de temas de estudo e de consenso terminológico no decorrer dos anos. Foram identificados termos associados à Biblioteconomia e ensino desde a primeira fase, com a inclusão gradativa de descritores associados as tecnologias a partir de 1990. Estudos incluindo públicos específicos, notadamente vinculados ao ensino superior e aos usuários de bibliotecas incorporam-se posteriormente, agregando movimentos adjuntos associados a estas temáticas. Na última fase há a manutenção da ênfase nas especialidades e público já incorporados e o desenvolvimento de uma perspectiva crítica nesse contexto. Os resultados sugerem, a partir da fase inicial, períodos de consolidação, desenvolvimento e expansão da Competência em Informação, que podem ser utilizados para demarcação do desenvolvimento da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Djuli Machado De Lucca, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Ciência da Informação.

Patricia da Silva Neubert, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra e Doutora em Ciência da Informação. Professora CIN/UFSC.

Referências

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Presidential committee on information literacy: final report. Washington: American Library Association, 1989.

ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Information literacy competency standards for higher education. Chicago: American Library Association, 2000.

ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Framework for information literacy for higher education. Chicago: The Association of College and Research Libraries, 2016.

BEHRENS, S. J. A conceptual analysis and historical overview of information literacy. College and Research Libraries, Chicago, v. 55, n. 4, p. 309-322, 1994.

BAWDEN, D. Information and digital literacies: a review of concepts. Journal of Documentation, England, v. 57, n. 2, p. 218-259, 2001.

BHARDWAJ, R. K. Information literacy literature in the social sciences and humanities: a bibliometric study. Information and Learning Science, England, v. 118, n. 1-2, p. 67-89, 2017.

BRUCE, C. Information literacy research: dimensions of the emerging collective consciousness. Australian Academic & Research Libraries, Australia, v. 47, n. 4, 2016.

CHEN, G. et al. Identifying the research focus of Library and Information Science institutions in China with institution-specific keywords. Scientometrics, Netherlands, v. 103, n. 2, may. 2015.

CHOI, J; YI, S.; LEEE, K.C. Analysis of keyword networks in MIS research and implications for predicting knowledge evolution. Information & Management, Netherlands, v. 48, n. 8, p. 371-381, 2011.

DE LUCCA, D. M.; NEUBERT, P.S. A produção científica mundial sobre Competência em Informação: análise dos documentos indexados na Web of Science. Em Questão, Porto Alegre, v. 26, n. 3, p. 380-407, set./dez. 2020.

DUDZIAK, E. A. Information Literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003.

ELMBORG, J. Critical information literacy: definitions and challenges. In: WILKINSON, C. W.; BRUCH, C. (orgs.). Transforming information literacy programs: Intersecting frontiers of self, library culture, and campus community. Chicago: Association of College & Research Libraries, 2012. p. 75-95.

KHAN, G. F.; WOOD, J. Information technology management domain: emerging themes and keyword analysis. Scientometrics, Netherlands, v. 105, n. 2, p. 959-972, 2015.

KOLLE, S. R. Global research on Information Literacy: a bibliometric analysis from 2005 to 2014. The Eletronic Library, London, v. 35, n. 2, p. 283-298, 2017.

KUMARI, A.; MADHUSUDHAN, C. M; ALI, H. A bibliometric study of world research output on information literacy in the field of library and information science during 1999-2013. E-Library Science Research Journal, Maharashtra, v. 3, n. 9, p. 1-10, 2015.

LAU, J.; GRIZZLE, A. Media and information literacy: intersection and evolution, a brief history. In: GOLDSTEIN, S. Informed Societies: why information literacy matters for citizenship, participation and democracy. Cambridge: Cambridge University Press, 2020. p. 89-108.

MAJID, S. et al. Analyzing publishing trends in information literacy literature: a bibliometric study. Malaysian Journal of Library and Information Science, Kuala Lumpur, v. 20, n. 2, p. 51-66, 2015.

ONYANCHA, O. B. Knowledge visualization and mapping of information literacy, 1975-2018. IFLA Journal: International Federation of Library Associations, Thousand Oaks, v. 46, n. 2, p. 107-123, 2020.

PARK, M.; KIM, H. A bibliometric analysis of the literature on information literacy. Journal of the Korean Society for Information Management, Seoul, v. 28, n. 2, p. 53-63, 2011.

PARTRIDGE, H.; EDWARDS, S. L.; THORPE, C. Evidence-based practice: information professionals' experience of information literacy in the workplace. In: LLOYD, A.; TALJA, S. (orgs.). Practicing Information Literacy: bringing theories of learning, practice and information literacy together. Wagga Wagga: Centre for Information Studies, 2010. p. 273-298.

PINTO, M. et al. La producción científica internacional sobre competencias informacionais e informáticas: tendencias e interrelaciones. Información, cultura y sociedad, Buenos Aires, n. 25, p. 29-62, 2011.

PINTO, M.; ESCALONA-FERNÁNDEZ, M. I.; PULGARÍN, A. Information literacy in social sciences and health sciences: a bibliometric study (1974-2011). Scientometrics, Netherlands, v. 95, n. 3, p. 1071-1094, 2013.

PINTO, M.; ESCALONA-FERNÁNDEZ, M. I.; PULGARÍN, A. Viewing information literacy concepts: a comparison of two branches of knowledge. Scientometrics, Netherlands, v. 98, 2014.

SAMPLE, A. Historical development of definitions of information literacy: A literature review of selected sources. The journal of Academic Librarianship, Elsevier, v. 46, n. 1, p. 1-8, 2020.

UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION (UNESCO). Towards Media and Information Literacy Indicators. Paris: Unesco, 2011.

ZURKOWSKI, P. Information services environment: relationships and priorities. Washington: national commission on Libraries, 1974.

YI, S.; CHOI, J. The organization of scientific knowledge: the structural characteristics of keyword networks. Scientometrics, Netherlands, v. 90, p. 1015-1026, 2012.

Downloads

Publicado

2022-09-27

Como Citar

DE LUCCA, D. M.; NEUBERT, P. da S. Abordagens temáticas da competência em informação: uma análise temporal a partir da produção científica indexada na Web of Science (1974-2019). Em Questão, Porto Alegre, v. 28, n. 4, p. 122771, 2022. DOI: 10.19132/1808-5245284.122771. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/122771. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)