O descortinar da mediação da leitura no espetáculo Crianceiras
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245.29.122027Palabras clave:
leitura, mediação da leitura, mediação da leitura musical, dispositivos informacionais, crianceirasResumen
Ao compreender a mediação da leitura como uma atividade que exige do mediador uma atuação consciente e humanizadora, é necessário refletir sobre a importância de utilizar e articular os diversos dispositivos informacionais que podem auxiliar esse processo. Este estudo teve como objetivo evidenciar a utilização e a articulação de diferentes dispositivos informacionais no processo de mediação da leitura desenvolvido no espetáculo cênico-musical Crianceiras. Quanto à metodologia, a pesquisa configura-se como descritiva e teve como método o estudo de caso. Os dados foram coletados através de um questionário online e analisados com base na abordagem qualitativa. A análise dos resultados indicou que, ao articular diversos dispositivos informacionais, o Crianceiras tem conseguido alcançar o objetivo de envolver diferentes sujeitos nas atividades de mediação da leitura, de modo a apoiar esses sujeitos-leitores em sua formação e desenvolvimento crítico e cognitivo. Assim, é muito importante que o mediador da leitura considere e adote, em suas práticas, os diversos dispositivos informacionais para ampliar a ambiência que repercutirá na formação de leitores proficientes.
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Derechos de autor 2022 Raquel do Rosário Santos, Ana Claudia Medeiros de Sousa, Pamela Oliveira Assis, Gisele Meneses de Paula Almeida Sousa, João Manoel Santana Ferreira Santos, Erick Alves dos Santos

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