O processo dialógico e a mediação da leitura na formação do sujeito leitor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-5245.30.135756

Palavras-chave:

Leitura, Mediação da Leitura, Formação de leitor, Dispositivos informacionais.

Resumo

Objetivo: evidenciar as narrativas que apresentam o ato de ler e a interação de Luca, Manu Tasca e seus seguidores no perfil do Instagram, como processo de interferências que subsidia a formação do sujeito leitor. Metodologia: estudo descritivo de natureza qualitativa e método documental, que se adotou a técnica de observação direta tendo como objeto de investigação o perfil do Instagram de Manu Tasca, como também foi aplicado junto a essa um questionário a fim de registrar suas vivências como leitora e mediadora da leitura. Resultados: Manu Tasca transparece a importância de buscar e identificar o perfil de cada sujeito com que se pretende relacionar em uma atividade mediadora, adotando dispositivos e conteúdos diversos, além de realizar ações plurais que efetivamente contribuam com o desenvolvimento desses sujeitos leitores. Considerações: o processo dialógico é essencial para a realização das atividades de mediação da leitura, devendo os agentes mediadores considerar as mais variadas formas de linguagens, que proporcionem maior conforto no compartilhamento de saberes por parte dos leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Acrisonélia Medeiros de Sousa Rocha, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia.

Raquel do Rosário Santos, Universidade Federal da Bahia

Docente Adjunto do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba.

Ana Claudia Medeiros de Sousa, Universidade Federal da Bahia

Docente Adjunto do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba.

Referências

Referências

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 89-103, 2009.

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco. Mediação da informação: um

conceito atualizado. In: BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo; SILVA, Rovilson. J. (org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: Abecin, 2015. p.

-32.

BORTOLIN, Sueli. O mediador de leitura. INFOhome, Brasil, jun. 2007.

BORTOLIN, Sueli. Mediação oral da literatura: a voz dos bibliotecários lendo ou narrando. 2010. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) -Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010.

FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo: Cortez, 2016.

GOMES, Henriette Ferreira. Mediação da informação e suas dimensões dialógica, estética, formativa, ética e política: um fundamento da Ciência da Informação em favor do protagonismo social. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 30, n. 4, p. 1-23, 2020. Disponível em:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n4.57047. Acesso em: 20 maio 2023.

MANU Tasca. Brasil, jan. 2022 - maio 2023. Instagram: @artepralulu. Disponível em: https://www.instagram.com/artepralulu/. Acesso em: 20 maio 2023.

PERROTTI, Edmir. Leitores, ledores e outros afins (apontamentos sobre a formação ao leitor). In: PRADO, Jason; CONDINI, Paulo (org.). A formação do leitor: pontos de vista. Rio de Janeiro: Agnus, 1999. cap. 5, p. 31-43.

PIERUCCINI, Ivete. Ordem informacional dialógica: mediação como apropriação da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 8., 2007, Salvador. Anais [...]. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2007.

PRIMO, Alex. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. E-Compós, Brasília, v. 9, p. 1-21, 2007. Disponível em:

https://doi.org/10.30962/ec.153. Acesso em: 20 maio 2023.

SOUSA, Ana Claudia Medeiros; SANTOS, Raquel do Rosário; JESUS, Ingrid Paixão. Mediação da cultura, da informação e da leitura para o protagonismo social. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 16, p. 1-20, 2020.

Publicado

2024-03-05

Como Citar

ROCHA, A. M. de S.; SANTOS, R. do R.; SOUSA, A. C. M. de. O processo dialógico e a mediação da leitura na formação do sujeito leitor. Em Questão, Porto Alegre, v. 30, p. 135756, 2024. DOI: 10.1590/1808-5245.30.135756. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/135756. Acesso em: 17 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)