Estratégias comunicativas para a (des)construção da imagem pública: a política de imagem no contexto de campanhas eleitorais
Palavras-chave:
Política de imagem. Imagem pública. Marketing político-eleitoral. Campanha eleitoral.Resumo
O objetivo deste artigo é estudar o papel desempenhado pelo marketing político-eleitoral na construção da visibilidade e da imagem pública de um ator político no âmbito da disputa eleitoral. Argumentamos que a construção da imagem de homens públicos requer a organização de estratégias comunicativas capazes não só de administrar, gerenciar e controlar mensagens, mas, sobretudo, de estabelecer relações entre os políticos e os diferentes públicos responsáveis pela formação da opinião pública. Interessa-nos mostrar como, no âmbito da política de imagem, o planejamento das estratégias de uma campanha politico-eleitoral depende tanto do trabalho coordenado entre os profissionais do marketing, quanto da habilidade dos politicos em contornar discordâncias partidárias. De modo a revelar como imagens políticas difundidas pelo jornalismo impresso podem amplificar tais discordâncias, conferindo descrédito e desconfiança à imagem pública de um candidato, investigamos a crise que marcou a campanha de Geraldo Alckmin para a prefeitura de São Paulo, em 2008.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.