Estratégias comunicativas para a (des)construção da imagem pública: a política de imagem no contexto de campanhas eleitorais

Autores

  • Célia Lúcia Silva Universidade Nove de Julho
  • Angela Cristina Salgueiro Marques Faculdade Cásper Líbero

Palavras-chave:

Política de imagem. Imagem pública. Marketing político-eleitoral. Campanha eleitoral.

Resumo

O objetivo deste artigo é estudar o papel desempenhado pelo marketing político-eleitoral na construção da visibilidade e da imagem pública de um ator político no âmbito da disputa eleitoral. Argumentamos que a construção da imagem de homens públicos requer a organização de estratégias comunicativas capazes não só de administrar, gerenciar e controlar mensagens, mas, sobretudo, de estabelecer relações entre os políticos e os diferentes públicos responsáveis pela formação da opinião pública. Interessa-nos mostrar como, no âmbito da política de imagem, o planejamento das estratégias de uma campanha politico-eleitoral depende tanto do trabalho coordenado entre os profissionais do marketing, quanto da habilidade dos politicos em contornar discordâncias partidárias. De modo a revelar como imagens políticas difundidas pelo jornalismo impresso podem amplificar tais discordâncias, conferindo descrédito e desconfiança à imagem pública de um candidato, investigamos a crise que marcou a campanha de Geraldo Alckmin para a prefeitura de São Paulo, em 2008.

 

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Biografia do Autor

Célia Lúcia Silva, Universidade Nove de Julho

Especialista em Comunicação Empresarial e Institucional pela Universidade Nove de Julho.

Angela Cristina Salgueiro Marques, Faculdade Cásper Líbero

Doutora em Comunicação Social pela UFMG. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Faculdade Cásper Líbero.

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Publicado

2010-03-10

Como Citar

SILVA, C. L.; SALGUEIRO MARQUES, A. C. Estratégias comunicativas para a (des)construção da imagem pública: a política de imagem no contexto de campanhas eleitorais. Em Questão, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 45–63, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/10400. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo