Ética na Pesquisa em Psicologia Social: 20 anos do PPGPSI/UFRGS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.97412

Palavras-chave:

Psicologia Social, Ética na Pesquisa, Produção do Conhecimento, Michel Foucault

Resumo

Partindo-se do lugar de estudante egresso, este artigo busca dar testemunho da formação de pesquisadoras e pesquisadores promovida junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O presente escrito coloca em análise os fundamentos ético-políticos da produção do conhecimento em Psicologia Social que orientam nossos modos de pesquisar. Parte-se de um movimento de estranhamento e análise das diferentes formas de aproximação entre a Psicologia Social e aquilo que reconhece como seus objetos de estudo, quais sejam: o homem e o social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brown, Nicholas; Szeman, Imre. (2006). O que é a Multidão? Questões para Michael Hardt e Antonio Negri. Novos estudos CEBRAP, (75), 93-108. https://dx.doi.org/10.1590/S0101-33002006000200007

Foucault, Michel. (2007). As palavras e as coisas (originalmente publicado em 1981, 9ª ed.). São Paulo: Martins Fontes.

Foucault, Michel. (2006). Mesa redonda em 20 de maio de 1978. In: MOTTA, M. B. (Org.). Estratégia, Poder-Saber (Trad. Vera Lúcia Avellar Ribeiro). Rio de Janeiro: Forense Universitária. Coleção Ditos & Escritos, v. 4.

Foucault, Michel (1999). A Psicologia de 1850 a 1950 (originalmente publicado em 1957, pp.122-139). In: MOTTA, M. B. (Org.). Problematização do sujeito: Psicologia, Psiquiatria e Psicanálise (Trad. Elisa Monteiro). Rio de Janeiro: Forense Universitária. Coleção Ditos & Escritos, v. 1.

Foucault, Michel. (1990). O que é a crítica? Relatório da sessão de 27 de maio de 1978 (Trad. Gabriela Lafetá Borges). Bulletin de la Société française de philosophie, 82(2): 35 - 63.

Nardi, Henrique; Silva, Rosane. (2014). Efeito Foucault: fazer pesquisa para pensar diferentemente do que se pensa (pp. 169 – 179). In: Guareschi, Neuza; Hüning, Simone; Azambuja, Marcos (Orgs.) Foucault e a Psicologia na produção do conhecimento. Porto Alegre: EDIPUCRS.

Nardi, Henrique; Silva, Rosane. (2009). Ética e Subjetivação: as técnicas de si e os jogos de verdade contemporâneos (pp.143-158). In: Guareschi, Neuza; Hüning, Simone (Orgs.). Foucault e a Psicologia. Porto Alegre: EDIPUCRS.

Guareschi, Neuza; Lara, Lutiane de; Gonzales, Zuleika Köler; Azambuja, Marcos Adegas. (2014). O pensamento de Foucault na pesquisa em ciências humanas: sujeito, governo e verdade (pp.87 – 106). In: Guareschi, Neuza; Hüning, Simone; Azambuja, Marcos (Orgs.). Foucault e a Psicologia na produção do conhecimento. Porto Alegre: EDIPUCRS.

Hüning, Simone. (2014). Foucault e o enfrentamento de assimetrias na pesquisa em Psicologia. In: Guareschi, Neuza; Hüning, Simone; Azambuja, Marcos (Orgs.). Foucault e a Psicologia na produção do conhecimento. Porto Alegre: EDIPUCRS.

Stangers, Isabelle. (2002). A invenção das ciências modernas. São Paulo: Editora 34.

Downloads

Publicado

2019-12-23

Como Citar

dos Reis, C. (2019). Ética na Pesquisa em Psicologia Social: 20 anos do PPGPSI/UFRGS. Revista Polis E Psique, 9, 149–161. https://doi.org/10.22456/2238-152X.97412