Os sentidos da “crítica” nos estudos de competência em informação

Arthur Coelho Bezerra, Aneli Beloni

Resumo


Os esforços deste artigo se concentram na avaliação dos sentidos do predicado “crítica” associados à competência em informação em alguns dos trabalhos mais citados sobre o tema, nas línguas portuguesa e inglesa. Para tanto, nossa metodologia partiu de um levantamento bibliográfico em bases de dados digitais, com vistas à produção de uma lista de referência de publicações sobre competência em informação que tragam a palavra “crítica” (ou um de seus derivados). A partir dessa lista, foi feita uma avaliação semântica do termo em questão, com o intuito de captar os sentidos atribuídos a tal “crítica”. Além desse objetivo geral, também verificamos, como objetivo específico, a presença de referências aos autores mais conhecidos do pensamento crítico na filosofia, na sociologia e na pedagogia. Os resultados mostraram uma significativa presença do educador brasileiro Paulo Freire, indicando uma aproximação com a pedagogia crítica, porém, uma baixa incidência de diálogos com a filosofia e com a teoria crítica da sociedade, notada pela quase inexistência de menções a sociólogos e filósofos como Kant, Hegel, Marx e Horkheimer. Não obstante, a pesquisa detectou certa afinidade semântica com tal tradição teórica. A conclusão sugere o desenvolvimento da perspectiva crítica rumo ao que vem sendo chamado de competência crítica em informação, de forma a estimular não apenas a reflexão científica, mas também a práxis emancipatória dos indivíduos.


Palavras-chave


Competência em informação; Competência crítica em informação; Teoria crítica; Filosofia crítica; Pedagogia crítica

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245252.208-228



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)