Ontologias para organização da informação em processos de transformação digital

Fabrício Martins Mendonça, Fernando Hadad Zaidan

Resumo


Atualmente, a aplicação das tecnologias digitais, pela sociedade contemporânea e nas organizações, tornou-se tão frequente e ampliada que é comum caracterizá-la como o processo de mudança conhecido como transformação digital. O objetivo deste artigo é discutir os conceitos e processos da transformação digital a serem utilizados como estratégias nas organizações, dando um enfoque principal ao uso e aplicação de ontologias, nesse contexto, e aos desafios atuais de aplicação. Nesta pesquisa, as ontologias são tratadas como instrumentos para representação e organização do conhecimento em diferentes domínios, no âmbito da Ciência da Informação. A metodologia de pesquisa utilizada foi exploratória com abordagem qualitativa, na qual se realizou o estudo da literatura científica, a seleção do estado da arte e a análise de caráter subjetivo. Os resultados indicaram que ontologias possibilitam representar as informações no processo de transição entre o projeto e o desenvolvimento do produto, atuando como a solução de problemas de interoperabilidade semântica. Ontologias são úteis, também, no processo de construção da nuvem de serviços de uma empresa, ao representarem conceitos básicos, terminologia e semântica de uma arquitetura orientada a serviços. Ao final, concluiu-se que ontologias são úteis nos processos de transformação digital e de desenvolvimento de produtos das empresas, pois tornam mais explícito o conhecimento adquirido de um certo domínio, possibilitam uma compreensão mais clara dos conceitos arquitetônicos integrados e fornecem mecanismos adicionais de inferência do conhecimento.


Palavras-chave


Transformação digital. Ontologias. Digitalização. Organizações.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245251.295-320



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)