Gestão do conhecimento e desafios educacionais contemporâneos

Rosilene Agapito da Silva Llarena, Emeide Nóbrega Duarte, Raquel do Rosário Santos

Resumo


Discute a importância da Gestão do Conhecimento (GC) frente aos desafios educacionais contemporâneos no contexto das políticas públicas brasileiras; defende a ideia da importância social da GC nos processos educacionais, por meio de procedimentos mediativos, tanto para caracterizar as organizações educativas como para a necessidade de formar ou educar. Em termos metodológicos, apresenta sinalizações a partir da pesquisa bibliográfica e exploratória acerca da GC e seus processos teórico-metodológicos e de mediação frente às necessidades educacionais contemporâneas. Apresenta três fases: a primeira, de classificação, leitura, análise, interpretação e discussão dos documentos bibliográficos; a segunda, de adequação dos textos estudados aos objetivos da pesquisa; por fim, o estudo sobre os desafios e as políticas públicas educacionais frente à GC por meio de processos mediativos. Resulta na apresentação de um modelo que facilitará a organização estrutural de instituições de ensino e as políticas públicas educacionais face ao imperativo de GC e aos desafios educacionais contemporâneos.

Palavras-chave


Educação contemporânea. Gestão do conhecimento. Políticas públicas educacionais. Mediação.

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DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245212.222-242



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

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