Aspectos da avaliação da competência informacional em instituições de ensino superior

Marta Leandro da Mata

Resumo


A sociedade da informação traz consigo novos dilemas para a educação, principalmente em relação à formação que vem oferecendo aos estudantes. As instituições de ensino superior enfrentam o desafio de preparar indivíduos com capacidade de raciocínio crítico, bem como de desenvolver processos ligados à competência informacional. Para a implementação de programas dessa natureza torna-se necessário estabelecer processos, como o planejamento, apoio administrativo e financeiro, recursos informacionais e humano e, principalmente, a avaliação. Dessa forma, este artigo busca sistematizar teoricamente a avaliação, seus métodos, e indica alguns instrumentos, contribuindo para fortalecer as práticas de implementação de programas de competência informacional nas instituições de ensino superior. Considera-se que por meio da avaliação seja possível verificar se o programa foi bem sucedido, se os objetivos estabelecidos foram alcançados, se houve a aquisição de competências informacionais pelos estudantes,bem como o desempenho dos instrutores e demais membros envolvidos e as implicações para a instituição.


Palavras-chave


Competência informacional. Avaliação. Programas instrucionais. Ensino Superior. Métodos e instrumentos.

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Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

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