Visibilidade dos pesquisadores no periódico Scientometrics a partir da perspectiva brasileira: um estudo de cocitação
Palavras-chave:
Estudos métricos. Visibilidade. Pesquisador brasileiro. Scientometrics (Periódico). Análise de citação e cocitação.Resumo
O objetivo desta pesquisa é verificar os autores que têm fundamentado as pesquisas brasileiras com inserção internacional na área de Bibliometria e Cientometria, por meio da análise de citação e cocitação dos artigos de brasileiros, publicados na revista Scientometrics. Utilizou-se a base Scopus, com os termos Scientometrics, em source title, e Brasil or Brazil, em affiliation country. Encontraram-se 53 artigos, com 741 referências e 19 autores citados 3 ou mais vezes. Em geral, os pesquisadores são advindos das áreas de saúde e biológicas. Com o software Ucinet, construiu-se a rede de cocitação e calcularam-se seus indicadores. Calculou-se o índice normalizado de cocitação. A densidade e a média da centralidade de grau normalizada foram de 65,5%. Conclui-se, destacando-se a presença significativa de brasileiros (32%) e a dialogicidade ocorrendo em equilíbrio entre os citados brasileiros e estrangeiros, já com interlocução de brasileiros com pesquisadores internacionais reconhecidos na área de Bibliometria e Cientometria.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Ely Francina Tannuri de Oliveira, Maria Cláudia Cabrini Grácio

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.