A Representação do ciclo vital dos documentos: uma discussão sob a ótica da gestão de documentos

Autores

  • Nilcéia Lage Medeiros Escola de Ciência da Informação da UFMG
  • Cléia Gomes Amaral PUC Minas

Palavras-chave:

Gestão de documentos. Ciclo vital dos documentos. Teoria das três idades.

Resumo

Este artigo tem por objetivo suscitar, sob a ótica da gestão de documentos, questionamentos acerca das concepções que fundamentam as diferentes fases que constituem o ciclo vital dos documentos e a teoria das três idades. Assim, são apresentadas as representações das três fases do arquivamento por que passam os documentos (corrente, intermediária e permanente) e a do ciclo vital de documentos proposta por James Rhoads (1989) (nascimento, vida ativa/ produtiva, morte ou destruição, e reencarnação). Por último, questiona-se o papel do ciclo de vital dos documentos em um processo de gestão de documentos, considerando que os critérios de avaliação documental levam à representação da ideia de ciclo vital do documento (gestação, nascimento, vida administrativa ativa/produtiva, e destinação final), e essa, por sua vez, leva à determinação do trânsito dos documentos entre arquivos, propiciando a intervenção nas fases de vida, e sustentando, por fim, a aplicação da teoria das três idades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilcéia Lage Medeiros, Escola de Ciência da Informação da UFMG

Mestra em Administração pela Faculdade Novos Horizontes, especialista em Gestão de Arquivos e Documentos pelo IEC da PucMinas, bibliotecária formada pela UFMG e graduanda em Arquivologia pela UFMG.

Cléia Gomes Amaral, PUC Minas

Graduação em Biblioteconomia pela Escola de Ciência da Informação (1996) e mestrado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e cursando o doutorado na UFMG. Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais nos cursos de Ciência da Informação e Sistema de Informação. Coordenadora do curso de especialização em Gestão de Arquivos e Documentos no IEC PUCMINAS.

Downloads

Publicado

2010-12-20

Como Citar

MEDEIROS, N. L.; AMARAL, C. G. A Representação do ciclo vital dos documentos: uma discussão sob a ótica da gestão de documentos. Em Questão, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 297–310, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/15108. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo