O Processo BPI e suas Especificidades Epistemológicas

Autores

  • Flávio Campos Universidade Estadual de Campinas
  • Graziela Estela Fonseca Rodrigues (Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas/SP, Brasil) Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Palavras-chave:

Método BPI, Processo Criativo, Relações Afetivas, Artes Cênicas, Autoconhecimento

Resumo

Neste artigo, são apresentados alguns aspectos do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) que podem ser pensados como suas especificidades epistemológicas. Trata-se, portanto, de uma revisão da bibliografia fundamental dessa metodologia de formação e criação cênica em desenvolvimento no Brasil há mais de trinta anos. Por meio de relatos breves, apresentamos o histórico do método BPI. Também descrevemos seu processo criativo e listamos dados pontuais que viabilizam uma compreensão de suas singularidades no campo das Artes da Cena. Este trabalho não tem a pretensão de esgotar o assunto, mas, sim, busca abrir frestas para novos diálogos e discussões.

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Biografia do Autor

Flávio Campos, Universidade Estadual de Campinas

Mestre (2012) e Doutorando em Artes da Cena pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Graduado em Artes Cênicas pela UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro).

Graziela Estela Fonseca Rodrigues (Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas/SP, Brasil), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Doutora em Artes (2003) pela UNICAMP. Graduada em Pisicologia com Bacharelado e Licenciatura pela UFS -SP (Universidade São Francisco). Coreógrafa e professora do Departamento de Artes Corporais e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, ambos da UNICAMP.

Publicado

2022-10-13

Como Citar

Campos, F., & Rodrigues (Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas/SP, Brasil), G. E. F. (2022). O Processo BPI e suas Especificidades Epistemológicas. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 5(3), 490–506. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/52182

Edição

Seção

Pesquisa em Artes Cênicas

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