O Habitar como Estética do Público: apontamentos sobre a prática de habitação teatral

Autores

  • Luciana Araújo Castro
  • Nina Caetano UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

Palavras-chave:

Teatro Performativo, Arte Pública, Práticas Espaciais, Permanência, Habitação Teatral

Resumo

O artigo traz um recorte de uma pesquisa de mestrado na qual se propôs uma conceituação da prática de habitação teatral do grupo Teatro Público (Belo Horizonte/MG) como processo e poética da cena. Para tanto, as autoras partem aqui das estéticas ligadas ao caminhar para mapear o território da pesquisa e, em seguida, recorrem a outras práticas espaciais próximas à habitação teatral, a fim de traçar as semelhanças e diferenças que justifiquem a escolha de uma nova nomenclatura. Por fim, são delineadas algumas características da habitação teatral, como o convívio em temporalidade estendida, no intuito de pensar o habitar como estética do público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Araújo Castro

Luciana Araújo Castro é mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFOP e Licenciada em Teatro pela Escola de Belas Artes da UFMG. Atriz integrante do grupo Teatro Público de BH desde 2014 e professora de Artes da Rede Estadual de Minas Gerais. Suas áreas de atuação e investigação são: habitação teatral, intervenções urbanas, teatro de máscaras, cena relacional, poéticas híbridas.

Nina Caetano, UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

Nina Caetano possui graduação em Língua e Literatura Francesas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), na qual também fez seu mestrado em Estudos Linguísticos (2000). É Doutora em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP e Professora Adjunta do Departamento de Artes e do Mestrado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto. No PPGAC – IFAC/UFOP atua na Linha de Pesquisa Processos e Poéticas da Cena Contemporânea desenvolvendo a pesquisa Escritas performadas: a escritura do corpo no corpo da cidade.

Publicado

2020-09-12

Como Citar

Castro, L. A., & Caetano, N. (2020). O Habitar como Estética do Público: apontamentos sobre a prática de habitação teatral. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 10(4), 01–28. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/100176

Edição

Seção

Processos de Criação