Corpos em Expansão: a arte do encontro no método Bailarino- Pesquisador-Intérprete (BPI)

Autores

  • Graziela Estela Fonseca Rodrigues Universidade Estadual de Campinas
  • Larissa Sato Turtelli Universidade Estadual de Campinas
  • Paula Caruso Teixeira Universidade Estadual de Campinas
  • Flávio Campos Professor na Universidade Federal de Santa Maria, Doutorando em Artes na Universidade Estadual de Campinas
  • Elisa Massariolli da Costa Universidade Estadual de Campinas
  • Nara Cálipo Universidade Estadual de Campinas
  • Mariana Floriano Universidade Estadual de Campinas
  • Natália Vasconcellos Alleoni Universidade Estadual de Campinas
  • Mariana Dias Jorge (Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas/SP, Brasil) Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

BPI, Corpo, Dança, Criação, Psicologia,

Resumo

O artigo esclarece aspectos da pesquisa no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) em resposta ao texto de Höfling, publicado neste mesmo periódico, no v. 6, n. 2 (2016). São explicitados procedimentos e enfoques do método concernentes às pesquisas de campo, à criação artística e às apresentações dos espetáculos. No decorrer do texto são dados exemplos práticos, de investigações realizadas ao longo de 36 anos de pesquisas, bem como são abordadas teorias da psicologia, que auxiliam em um entendimento mais profundo dos conteúdos que se articulam no corpo e, consequentemente, fornecem subsídios para dar uma condução aos processos emocionais inerentes à criação artística. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziela Estela Fonseca Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena e do Curso de Graduação em Dança do Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Doutora em Artes pela Unicamp. Bailarina, atriz, coreógrafa e diretora de espetáculos. Psicóloga.

Larissa Sato Turtelli, Universidade Estadual de Campinas

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena e do Curso de Graduação em Dança do Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes da Unicamp. Doutora em Artes, Mestre em Educação Física e graduada em Dança, todos pela Unicamp. Bailarina, coreógrafa e diretora de espetáculos.

Paula Caruso Teixeira, Universidade Estadual de Campinas

Professora Doutora do Curso de Graduação em Dança do Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes da Unicamp. Doutora e Mestre em Artes, graduada em Dança, todos pela Unicamp. Graduada em História pela FEPI (Itajubá-MG). Bailarina, coreógrafa e diretora de espetáculos.

Flávio Campos, Professor na Universidade Federal de Santa Maria, Doutorando em Artes na Universidade Estadual de Campinas

Professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutorando e Mestre em Artes da Cena pela Unicamp. Graduado em Artes Cênicas pela UNIRIO. Ator e bailarino.

Elisa Massariolli da Costa, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda e Mestre em Artes da Cena e Graduada em Dança, todos pela Unicamp. Bailarina

Nara Cálipo, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda e Mestre em Artes da Cena e Graduada em Dança, todos pela Unicamp. Bailarina.

Mariana Floriano, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda e Mestre em Artes da Cena e Graduada em Dança, todos pela Unicamp. Bailarina e produtora cultural.

Natália Vasconcellos Alleoni, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda e Mestre em Artes da Cena e Graduada em Dança, todos pela Unicamp. Bailarina e arte-educadora.

Mariana Dias Jorge (Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas/SP, Brasil), Universidade Estadual de Campinas

Mestranda em Artes da Cena, Graduada em Dança e em Pedagogia, todos pela Unicamp. Bailarina e arte-educadora

Publicado

2022-10-12

Como Citar

Rodrigues, G. E. F., Turtelli, L. S., Teixeira, P. C., Campos, F., Costa, E. M. da, Cálipo, N., Floriano, M., Alleoni, N. V., & Jorge (Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas/SP, Brasil), M. D. (2022). Corpos em Expansão: a arte do encontro no método Bailarino- Pesquisador-Intérprete (BPI). Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 6(3), 551–577. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/65010

Edição

Seção

Outros Temas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)