“Vaza, Falsiane!”: iniciativa de letramento midiático contra notícias falsas em redes sociais

Autores

  • Ivan Paganotti Mestrado Profissional em Jornalismo - FIAM - FAAM
  • Leonardo Moretti Sakamoto PUC-SP
  • Rodrigo Pelegrini Ratier Faculdade Cásper Líbero

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.94227

Palavras-chave:

Educomunicação, Notícias falsas, Jornalismo, Redes sociais, Comunicação

Resumo

A proliferação de informações falsas em redes sociais online criou um cenário de desconfiança em relação às fontes informativas. A preocupação em relação à ameaça de notícias falsas se tornou um terreno fértil para demandas coletivas por propostas para combater a desinformação. Esta pesquisa avalia a proliferação de sites de checagem de fatos, ameaças de controle legal e alterações técnicas em algoritmos de redes sociais, contrastando essas estratégias com o potencial de iniciativas baseadas na educomunicação. Para isso, foi analisado um panorama de propostas de educação midiática já existentes em diferentes plataformas (canais de vídeo, páginas multimídia, oficinas presenciais, curso online aberto e massivo [MOOC, da sigla em inglês “Massive Open Online Course”] sincrônico ou não), comparado suas possibilidades de empoderamento por meio da interatividade, participação e engajamento do público. Em resposta às lacunas nesse campo, foi desenvolvido um novo mecanismo de combate à desinformação usando dos princípios da educomunicação, mas ocupando o mesmo espaço de proliferação das notícias falsas – as redes sociais – e usando seus formatos específicos para lutar contra as fake news em seu próprio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Paganotti, Mestrado Profissional em Jornalismo - FIAM - FAAM

Docente do Mestrado Profissional em Jornalismo do FIAM-FAAM. Doutor em ciências da comunicação pela USP, com estágio doutoral na Universidade do Minho (Braga/Portugal), com bolsa Capes (2014) e pesquisador do Midiato/ECA-USP.

Leonardo Moretti Sakamoto, PUC-SP

Docente do Departamento de Jornalismo da PUC-SP. Doutor em ciência política pela USP, é coordenador geral da ONG Repórter Brasil e foi visiting scholar do Departamento de Ciência Política da New School for Social Research, em Nova Iorque (2015-2016).

Rodrigo Pelegrini Ratier, Faculdade Cásper Líbero

Docente do curso de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Doutor em educação pela USP, com estágio doutoral na Université Lumière Lyon 2 (França), com bolsa Capes (2015)

Downloads

Publicado

2021-04-26

Como Citar

Paganotti, I., L. M. Sakamoto, e R. P. Ratier. “‘Vaza, Falsiane!’: Iniciativa De Letramento midiático Contra notícias Falsas Em Redes Sociais”. Intexto, nº 52, abril de 2021, p. 94227, doi:10.19132/1807-8583202152.94227.

Edição

Seção

Artigos