A política dos memes e os memes da política: proposta metodológica de análise de conteúdo de memes dos debates eleitorais de 2014

Autores

  • Viktor Chagas Universidade Federal Fluminense
  • Fernanda Alcântara Freire Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Daniel Rios Universidade Federal Fluminense
  • Dandara Magalhães Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201738.173-196

Palavras-chave:

Internet e cultura política. Memes políticos. Eleições 2014.

Resumo

As Eleições 2014 ficaram marcadas no imaginário popular brasileiro como as “eleições dos memes”. Sob o ponto de vista científico, porém, acredita-se que há ainda raras tentativas de compreender o que o fenômeno dos memes, no ambiente da internet, representa para a Comunicação Política. Este trabalho propõe-se a expor resultados preliminares de investigação sobre os usos e as apropriações de memes político-eleitorais. O principal objetivo é desenvolver, a partir de propostas anteriores, uma matriz taxonômica capaz de auxiliar pesquisadores interessados no tema a tratarem dos memes com maior objetividade. Para tanto, procurou-se realizar uma análise de conteúdo sobre memes que circularam durante os debates eleitorais presidenciais em 2014. Os resultados apontam para a necessidade de avaliarmos a produção de sentido de internautas sobre a cena política, percebendo os memes como expressão de uma opinião pública capaz de ler a performance dos candidatos através de comentários sociais nas mídias digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viktor Chagas, Universidade Federal Fluminense

Professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia (UFF). Doutor em História, Política e Bens Culturais (Cpdoc-FGV).

Fernanda Alcântara Freire, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Uerj.

Daniel Rios, Universidade Federal Fluminense

Graduando do curso de Estudos de Mídia da UFF, bolsista PIBIC/CNPq do projeto "A política dos memes e os memes da política".

Dandara Magalhães, Universidade Federal Fluminense

Graduanda do curso de Estudos de Mídia da UFF, bolsista PROEX/UFF do projeto "#MUSEUdeMEMES".

Downloads

Publicado

2017-01-24

Como Citar

Chagas, V., F. A. Freire, D. Rios, e D. Magalhães. “A política Dos Memes E Os Memes Da política: Proposta metodológica De análise De Conteúdo De Memes Dos Debates Eleitorais De 2014”. Intexto, nº 38, janeiro de 2017, p. 173-96, doi:10.19132/1807-8583201738.173-196.

Edição

Seção

Artigos