Memes enquanto tecnoimagens: um olhar sob o prisma das teorias de Vilém Flusser
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202051.242-258Palavras-chave:
Mídia. Meme. Imagens técnicas. Tecnoimagens. Flusser.Resumo
Os memes são unidades culturais replicantes e virais que se converteram em itens digitais e em gênero midiático, atualmente em profusão na internet. Sua produção, consumo e circulação configuram-se como práticas sociais. Este artigo, que se utiliza de pesquisa bibliográfica, tem como objetivo compreender e discutir o fenômeno dos memes segundo as ideias do filósofo tcheco Vilém Flusser acerca das imagens na pós-modernidade, denominadas por ele de “tecnoimagens” ou “imagens técnicas”. Os memes de internet se apresentam, então, como uma forma de linguagem típica da comunicação pós-moderna e como uma prática da cultura digital inserida no que o autor chama de pós-história.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: L&PM, 2015.
BLACKMORE, Susan. The meme machine. Oxford: Oxford University Press, 2000.
DAWKINS, Richard. O gene egoísta. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Annablume, 2011.
FLUSSER, Vilém. Comunicologia: reflexões sobre o futuro: as conferências de Bochum. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
FONTANELLA, Fernando. O que é um meme na Internet? Proposta para uma problemática da memesfera. In: Simpósio Nacional da ABCiber, 3., 2009, São Paulo. Anais […]. São Paulo: ABCiber, 2009.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência: a colisão entre os velhos e novos meios de comunicação. Tradução de Susana Alexandria. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.
LEMOS, André. Ciber-cultura-remix. Seminário sentidos e processos. São Paulo: Itaú Cultural, 2005.
LIPOVETSKY, Gilles. A sociedade humorística. In: LIPOVETSKY, Gilles. A era do vazio. Barueri: Manole, 2005.
OLIVEIRA, Juracy. A imagem técnico-memética no Facebook. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-graduação em Comunicação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
PRIMO, Alex. Digital trash e lixo midiático: a cauda longa da micromídia digital. In: PEREIRA, Vinicius Andrade (org.). Cultura digital trash: linguagens, comportamentos, entretenimento e consumo. Rio de Janeiro: E-papers, 2007.
SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2013.
SHIFMAN, Limor. Memes in digital culture. Cambridge: MIT Press, 2013.
SODRÉ, Muniz; PAIVA, Raquel. O império do grotesco. Rio de Janeiro: Mauad, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Arthur de Oliveira Rocha, Maria do Socorro Furtado Veloso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).