LER, OLHAR E VER: UMA DISTINÇÃO QUE FAZ FALTA!
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v2i3.88836Resumen
A diferença entre ver e olhar não é só uma distinção semântica ou um jogo de linguagem, mas um lugar ou processo fundamental para a nossa experiência como leitores.
Uma revista eletrônica pode parecer à “primeira vista” que se constitui por elementos que pouco se diferem de outros suportes de informação ou modos de representar uma dada realidade. Entretanto, há nela palavras que provocam diferenças, modos de pensar significantes e singulares que revelam nos seus temas, ações, comportamentos e modos de compreender Educação e Saúde e particularmente Ensino na Saúde. O que acontece em cada número (situações, problemas, fatos curiosos) aponta e sinaliza que estamos submetidos a um mundo de imagens que muitas vezes não entendemos e, por isso, podemos dizer que lemos e não vemos, olhamos e não enxergamos.
Os temas deste número da Saberes Plurais revelam uma dupla situação: a do ver que é diferente do olhar quando se tem como baliza o mundo das Políticas de Saúde, e que o pensar saúde (e tudo que acontece nela) pode ser compreendido como um território/espaço de exercício político.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).