A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA REDE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DA GERÊNCIA GLÓRIA-CRUZEIRO-CRISTAL DE PORTO ALEGRE/RS: UNIDADE DE SAÚDE SANTA TEREZA
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v3i2.97942Abstract
Este número do Boletim Informativo Saberes Plurais apresenta informações sobre A Integração Ensino-Serviço na Rede de Atenção Primária da Gerência Glória-Cruzeiro-Cristal: Unidade de Saúde Santa Tereza no município de Porto Alegre/RS, que se originaram do projeto de pesquisa “Avaliação de Redes Integradas de Atenção e Ensino na Saúde do Sistema Único de Saúde”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Edital da Chamada Universal MCTI/CNPq 01/2016 (termo de concessão 42430/2016-3). Por meio de um material de fácil manuseio e compreensão, pretende-se possibilitar o reconhecimento das relações entre processos de Integração Ensino-Serviço e a constituição das redes de Atenção Primária à Saúde. A pesquisa se constituiu em um estudo de caso com abordagem qualitativa. Participaram 17 profissionais de saúde: 1 médico, 2 enfermeiros, 3 técnicos de enfermagem, 7 agentes comunitários de saúde; e 2 estudantes da graduação e 2 estudantes da residência multiprofissional. A condução dos debates foi apoiada por um roteiro de pesquisa fundamentado nas dimensões das redes de saúde. Conclui-se que processos de Integração Ensino-Serviço produzem Educação Permanente em Saúde demonstrando-se como apoio nos processos de territorialização e consolidação das redes, entretanto limitações ainda são identificadas nos sistemas de governança para a integração das redes de atenção e ensino.
Downloads
References
ALMEIDA, P. F. et al. Desafios à coordenação dos cuidados em saúde: estratégias de integração entre níveis assistenciais em grandes centros urbanos. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 26, n. 2, p. 286-298, fev. 2010.
ALMEIDA, P. F.; GIOVANELLA, L.; NUNAN, B. A. Coordenação dos cuidados em saúde pela atenção primária à saúde e suas implicações para a satisfação dos usuários. Saúde em Debate, Rio de Janeiro , v. 36, n. 94, p. 375-391, jul./set. 2012.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n.º 4.279, de 30 de dezembro de 2010. Estabelece as diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Censo demográfico 2010 [online].
MARTINO, V. N. Integração Ensino-Serviço e o desenvolvimento de redes de Atenção Primaria à Saúde em uma gerência de saúde de Porto Alegre/RS. Dissertação (Mestrado Ensino na Saúde), Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
MENDES, E. V. As redes de atenção à saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2011. 549p.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).