SABERES POPULARES E CUIDADO EM SAÚDE

UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE ARARICÁ/RS

Autores

Resumo

Educação Popular em Saúde é uma construção de conhecimentos, articula os saberes das pessoas com os dos profissionais de saúde, construindo práticas que contribuem na autonomia das pessoas em suas práticas de cuidado. O objetivo deste trabalho foi conhecer e analisar as práticas e o cuidado em saúde, realizadas por usuários das unidades de atenção básica do município de Araricá/RS e como se dá a produção do cuidado. É um estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Os dados foram interpretados pela análise do discurso. Participaram 64 usuários das unidades de saúde, que assinaram o TCLE. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Foram realizadas rodas de conversa com grupos de usuários em locais da comunidade abordando temas de educação popular, saberes populares de saúde e cuidado em saúde. Destacou-se o cuidado relacionado às práticas saudáveis e ao conviver. Percebeu-se práticas alternativas como parte do cotidiano da comunidade, mostrando aos profissionais de saúde a necessidade de escutar e dar voz ao que praticam e acreditam as pessoas em sua singularidade de cuidado. Desenvolveu-se quatro produtos como resultado do processo de pesquisa: a) “SABERES POPULARES: Guia de Chás de Araricá”; b) Documentário “Saberes Populares e Cuidados em Saúde”; c) Ação de extensão - Sessão cinema; e d) Blog. Articular PIC, educação popular e cuidado em saúde nos mostrou novas formas de produzir saúde, oportunizando diálogo entre usuários e profissionais, unindo saberes, com afeto, compromisso ético do respeito aos saberes, à cultura e à diversidade.

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Biografia do Autor

Alana Hoffmeister, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fabiana Schneider Pires, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora do Departamento de Odontologia Preventiva e Social, Faculdade de Odontologia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Publicado

2022-11-14

Como Citar

HOFFMEISTER, A.; PIRES, F. S. SABERES POPULARES E CUIDADO EM SAÚDE: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE ARARICÁ/RS. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 21, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/122791. Acesso em: 7 abr. 2025.

Edição

Seção

Anais - II Mostra de Projetos e Produtos Técnicos de Educação no SUS

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