VÍRUS DAS NOTÍCIAS
AS CAMPANHAS DE VACINAÇÃO INFANTIL DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
Abstract
Veiculação e compartilhamento de informações falsas na área da saúde tem sido uma realidade e pode trazer consequências sérias à saúde individual e coletiva, à ciência. A prática das fake news sempre existiu, mas se intensificou demais com o uso da tecnologia e das mídias sociais. A revisão teórica e estudo empírico qualitativo, baseado em conceitos como o agir comunicativo, verdade, pós-verdade, educação permanente em saúde coletiva, visa contribuir com a elaboração de um livro digital sobre reflexões teóricas e resultados encontrados em documentos oficiais de normatização e legislações, sites, redes sociais, levando informação correta e útil à população em geral, aos construtores do SUS. Entre as premissas dos produtos estão: reconhecimento sobre a importância da produção do conhecimento e do valor da informação certa para a sociedade; transparência e compromisso social com o público; interesse da sociedade em obter informações que impactem no conjunto e na vida em particular; capacidade de compatibilizar conteúdos especializados com técnicas de comunicação e dados e saberes para a disseminação ampla e eficaz de conhecimentos verdadeiros e válidos para a promoção da saúde; protagonismo na prevenção de problemas, em especial quando vacinas se constituem recurso protetivo.
Palavras-chave: Fake News. Vacina. Saúde. Pós-verdade. Comunicação. Educação em Saúde.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Saberes Plurais: Educação na Saúde

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).