Nos conceitos de educação: repensando a formação dos profissionais do SUS

Autores/as

  • Carmen Lucia Bezerra Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Paulo Peixoto Albuquerque Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v2i2.85326

Resumen

O artigo reflete sobre as práticas educativas desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde (PPGENSAU), em especial na linha de pesquisa – processos de ensino na saúde; tem a ver com a formação de professores que, ao fim e ao cabo, é a razão de ser de uma proposta de capacitação profissional.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carmen Lucia Bezerra Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora da Faculdade de Educação (FACED) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional da Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Paulo Peixoto Albuquerque, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor da Faculdade de Educação (FACED) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional da Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Citas

BESANCENOT, O; LÖWY, M. Afinidades revolucionárias: Nossas estrelas vermelhas e negras por uma solidariedade entre marxistas e libertários. São Paulo: Editora Unesp, 2016.

BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf>. Acesso em: 27 jul. 2018.

GALEANO, E. Voces de nuestro tiempo. Montevideo: Ed. Universitaria Centroamericana, 1981.

GRAMSCI, A. Cadernos de Cárcere. Vol. IV. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2003.

Publicado

2018-08-08

Cómo citar

MACHADO, C. L. B.; ALBUQUERQUE, P. P. Nos conceitos de educação: repensando a formação dos profissionais do SUS. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 61–69, 2018. DOI: 10.54909/sp.v2i2.85326. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/85326. Acesso em: 24 jun. 2025.

Número

Sección

Ensayos y debates

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>