VÍRUS DAS NOTÍCIAS

AS CAMPANHAS DE VACINAÇÃO INFANTIL DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Autores/as

Resumen

Veiculação e compartilhamento de informações falsas na área da saúde tem sido uma realidade e pode trazer consequências sérias à saúde individual e coletiva, à ciência. A prática das fake news sempre existiu, mas se intensificou demais com o uso da tecnologia e das mídias sociais. A revisão teórica e estudo empírico qualitativo, baseado em conceitos como o agir comunicativo, verdade, pós-verdade, educação permanente em saúde coletiva, visa contribuir com a elaboração de um livro digital sobre reflexões teóricas e resultados encontrados em documentos oficiais de normatização e legislações, sites, redes sociais, levando informação correta e útil à população em geral, aos construtores do SUS. Entre as premissas dos produtos estão: reconhecimento sobre a importância da produção do conhecimento e do valor da informação certa para a sociedade; transparência e compromisso social com o público; interesse da sociedade em obter informações que impactem no conjunto e na vida em particular; capacidade de compatibilizar conteúdos especializados com técnicas de comunicação e dados e saberes para a disseminação ampla e eficaz de conhecimentos verdadeiros e válidos para a promoção da saúde; protagonismo na prevenção de problemas, em especial quando vacinas se constituem recurso protetivo.

Palavras-chave: Fake News. Vacina. Saúde. Pós-verdade. Comunicação. Educação em Saúde.   

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elstor Hanzen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestrando em Ensino na Saúde (UFRGS). Graduação em Jornalismo, especialização em Jornalismo e Convergência de Mídias. Pós-graduação em Comunicação Pública. Aperfeiçoamento em Jornalismo de Dados e em Comunicação Pública. Atuando em mídias desde 2000 - nas áreas de jornalismo impresso, eletrônico, comunicação empresarial e pública

Carmen Lucia Bezerra Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Publicado

2022-11-14

Cómo citar

HANZEN, . E. .; MACHADO, C. L. B. . VÍRUS DAS NOTÍCIAS: AS CAMPANHAS DE VACINAÇÃO INFANTIL DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 78, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/122525. Acesso em: 21 may. 2025.

Número

Sección

Anales - II Muestra de Proyectos y Productos de Educación Técnica en el SUS

Artículos más leídos del mismo autor/a